Nhô Quim vence por 2 a 1 em Piracicaba/SP e avança para pegar a Portuguesa nas quartas de final.
Alegria de um lado, tristeza do outro. O duelo entre XV de Piracicaba e Penapolense, na manhã deste domingo (30), no Barão da Serra Negra, terminou com o Nhô Quim classificado e o CAP rebaixado.
Pela última rodada da primeira fase da Série A2, o XV virou com dois gols no intervalo em dois minutos no segundo tempo para vencer por 2 a 1, arrancar uma vaga no G-8 e decretar a queda do adversário para a terceira divisão estadual. Índio abriu o placar para os visitantes com um golaço no último lance do primeiro tempo, mas Erison, aos 17, e Caio Mancha, aos 19 minutos da etapa final, fizeram os gols que mantiveram vivo o sonho de acesso do XV.
O Nhô Quim entrou em campo na nona colocação e precisava fazer a sua parte e torcer pelo tropeço de um entre Portuguesa Santista, Juventus e Monte Azul. Nenhum deles ganhou, e o Alvinegro de Piracicaba avançou em sexto, com 23 pontos, para cruzar com a Portuguesa nas quartas de final – a Portuguesa Santista perdeu por 2 a 0 para o também rebaixado Votuporanguense e acabou eliminada, com 20 pontos.
A Federação Paulista de Futebol vai divulgar no início da semana datas e horários dos duelos da próxima fase. Apenas os dois finalistas sobem para a elite estadual.
Ao Penapolense, ainda que o time tenha encerrado a campanha na lanterna, um empate seria suficiente para escapar. O CAP terminou com 12 pontos, enquanto o RB Brasil, primeiro time fora da degola, se livrou da queda com 13 e por um gol a favor a mais que o Votuporanguense: 15 a 14.
Se tivesse somado um ponto em Piracicaba, o Penapolense levaria vantagem sobre os outros dois concorrentes no saldo de gols, mas não conseguiu segurar o resultado e vai disputar a Série A3 em 2021.