Prefeito João Dado recebe representantes da Rumo que anunciam os dois viadutos que serão instalados no Município
Rodrigo Verardino informou que as obras fazem parte do projeto de redução de conflitos urbanos da empresa. “Quero agradecer a receptividade do Prefeito João Dado para com a gente. Estamos dando essa boa notícia de dois viadutos que vão fazer o cruzamento da rua e vicinal com a ferrovia para passarem em desnível, na vicinal Adriano Pedro Assi e na Avenida República do Líbano”.
Ele explicou que a Rumo, há um mês, recebeu a aprovação da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e do Ministério da Infraestrutura para renovação da concessão da malha ferroviária paulista e, como contrapartida, a inovação de uma série de obras para redução de conflitos urbanos e aumento de capacidade ferroviária. “Dentro dessas obras de redução de conflitos urbanos estão essas duas obras importantíssimas para Votuporanga, que temos o prazer de vir aqui mostrar para o Prefeito em primeira mão. Obras essas que estão com os projetos executivos já em fase de finalização e a próxima etapa é a contratação de empresa para início de mobilização de obras”.
O Prefeito João Dado afirmou que a Rumo vai providenciar para o Município a poligonal para fins de desapropriação de áreas de utilidade pública. “São notícias boas que vão concretizando essa importante obra que é esperada há mais de 10 anos. Quando eu era Deputado Federal, estive no DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), para buscar a viabilização do projeto, em que coloquei recurso de emenda parlamentar para obra de transposição da linha férrea, e foi esse fato de terem sido os projetos, conforme afirmação do engenheiro Rodrigo Verardino De Stéfani, que fez com que a Rumo fosse obrigada pelo Tribunal de Contas da União a executar as obras que já tinham projetos do DNIT. A consequência é fruto de um trabalho de longa data e precisamos agradecer ao Deputado Federal Marcio Alvino, que foi um parlamentar que esteve sempre acompanhando e conduzindo esse projeto junto à ANTT e à Rumo; ao Mário Dirani, do DNIT, e tantos outros que contribuíram conosco para chegar nesse momento em que a Rumo teve a extensão da sua concessão das ferrovias”.
O Prefeito afirmou que foi uma reunião para estabelecer ações efetivas. “Agora, o Município aguarda o recebimento das poligonais para desapropriação e a Rumo irá pagar por essas desapropriações. A Prefeitura irá formalizar para a Rumo a autorização para a realização da obra na vicinal do Município e a Companhia ficou de estudar a possibilidade de alterar o posicionamento da passarela para que haja um atendimento mais adequado para a Colônia da Fepasa. A Rumo ainda enviará vídeo e maquete das obras e verificará a possibilidade de pavimentar uma rua próxima da Colônia da Fepasa. É uma obra que vai transformar a história da região Sul de Votuporanga, porque vai permitir o crescimento urbano da região Sul”.
Segundo a empresa Rumo, a expectativa para o prazo de execução da obra é até o próximo ano.
Antiga reivindicação
Desde quando era Deputado Federal, João Dado já lutava pela causa, quando, junto com o então Prefeito Junior Marão, conseguiu que o DNIT efetuasse o projeto de engenharia da transposição da linha férrea em Votuporanga.
Assim que iniciou seu Governo, o Prefeito João Dado intensificou esforços para viabilizar as obras e atender a essa antiga reivindicação de Votuporanga, sendo que sua primeira viagem oficial ao Distrito Federal como Prefeito de Votuporanga foi para se reunir com o Ministro dos Transportes e o deputado Márcio Alvino, para a continuação dos trâmites de liberação de recursos e apoio aos projetos de transposição em dois pontos da linha férrea e da construção de passarela na colônia da Fepasa.
Ainda no início de 2017, o Prefeito recepcionou autoridades federais empenhadas na transposição da linha férrea. Estiveram presentes em Votuporanga o Deputado Federal Márcio Alvino, acompanhado do diretor da ANTT, Sérgio Lobo; do superintendente do DNIT/SP, Roberto Ravagnani; dos representantes da Rumo Concessionária, Emanoel Tavares e Marcelo Rodrigues e da assessora do Ministério dos Transportes, Sandra Olivieri. Todos foram recepcionados no Centro de Cultura e Turismo por uma plateia de cerca de 120 pessoas formada por representantes de instituições da cidade, imprensa e apoiadores do projeto.
Em seus discursos, as autoridades anunciaram o avanço com as tratativas necessárias para o início de três obras prioritárias de transposição da linha ferroviária, que contaram igualmente com o apoio do Deputado Estadual André do Prado: uma passagem subterrânea para beneficiar os moradores do bairro Sonho Meu e Palmeiras II, ligando a Av. República do Líbano à Estrada vicinal Fábio Cavalari; uma passarela possibilitando o acesso de pedestres e veículos de duas rodas à antiga Colônia da Fepasa; e um viaduto na vicinal Adriano Pedro Assi (estrada do 27), que liga Votuporanga a Sebastianópolis do Sul.
Durante o evento, três pessoas foram muito agradecidas e elogiadas. Os proprietários das áreas por onde passará a travessia da Av. República do Líbano assinaram a escritura de doação dos terrenos. São eles o Sr. José Miguel com 9,3 mil m²; o empresário Edinaldo Gorgato Polizeli 4,1 mil m² e os sócios da empresa CLC Camargo Empreendimentos e Participações, proprietária de uma das áreas Michel Lopes de Camargo Franco, Maria de Fátima Lemos de Rezende e Carla Mariane Garcia de Camargo com 2,2 mil m².
Em julho do mesmo ano, João Dado foi a Brasília para reunião com o diretor da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Sérgio Lobo, agendada pelo deputado federal Marcio Alvino, para tratar sobre a linha férrea. No mesmo mês, foram realizadas pela Prefeitura obras de melhorias na passagem do cruzamento nas proximidades da Colônia da Fepasa e dos bairros Sonho Meu e Palmeiras II, como implantação de asfalto, guias, sarjeta, calçamento e corrimão, no cruzamento em nível com a linha férrea, que beneficia os moradores daquela região.
No último ano, o Prefeito João Dado esteve na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em Brasília, na última semana, em reunião com o Gerente da Agência, Evandro Torquato Sobrado, acompanhado do Chefe de Gabinete do Deputado Fausto Pinato, Dr. Rogério de Andrade. Na oportunidade, o Prefeito foi informado de que a transposição da linha férrea de Votuporanga estava em 8º lugar na ordem de priorização de investimentos sugeridos pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil (MTPA).