qui, 16 de janeiro de 2025

Votuporanga terá a Semana Municipal de Luta e Conscientização sobre a Depressão e o Suicídio

pereira

Emerson Pereira é o autor da lei que foi aprovada na Câmara; em 2019 mais de 230 pessoas tentaram tirar suas vidas e neste ano, com a pandemia, podem aumentar os casos

Foi aprovado pela Câmara de Votuporanga o projeto de lei que cria a Semana Municipal de Luta e Conscientização sobre a Depressão e o Suicídio.

Ela será realizada anualmente na segunda semana de setembro, de acordo com as ações da campanha Setembro Amarelo que acontece a nível federal. A data passa a ser incluída no calendário oficial do município.

O vereador Emerson Pereira é o autor da lei. Somente em 2019, mais de 230 pessoas tentaram tirar suas vidas em Votuporanga. E neste ano as estatísticas podem aumentar porque, com a quarentena, mais casos de depressão se acentuaram com a crise psicológica e econômica da pandemia de coronavírus. E quem já luta contra a doença precisa ainda mais de apoio.

“Pessoas com depressão, em quarentena, são bombardeadas com notícias ruins e isso pode potencializar o quadro depressivo e ter um aumento no número de suicídios. Com essa semana, tentaremos  contribuir de alguma maneira para que isso não eleve mais ainda o número de mortos por causa do coronavírus, seja diretamente ou indiretamente”.

Ações

A Semana Municipal de Luta e Conscientização sobre a Depressão e o Suicídio terá como objetivo promover debates, palestras e outros eventos envolvendo a Secretaria Municipal de Saúde e as demais da cidade; estimular a criação e divulgação de políticas públicas que auxiliem a população, especialmente a de baixa renda, na busca por acompanhamento especializado; e difundir os avanços obtidos pela ciência na busca por tratamento mais eficaz.

“Apesar de ser um assunto delicado, é importante conversamos sobre o suicídio e maneiras como preveni-lo. Muitas pessoas pensam que esse ato é uma realidade distante e que afeta poucas pessoas, mas, infelizmente, os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram o contrário. A cada 40 segundos, uma pessoa morre por suicídio em algum lugar do mundo. Isso significa que, em um ano, mais de 800 mil pessoas perdem sua vida dessa forma”, disse em sua justificativa.