qui, 16 de janeiro de 2025

Votuporanga segue antecipação de prazo da dose adicional a partir desta sexta-feira

Vaccinated African woman presenting shoulder
Estado determinou redução de 5 para 4 meses no intervalo entre a segunda dose e a dose adicional da vacina contra a Covid-19

 

Os dois postos de vacina contra a Covid-19 em Votuporanga começam a aplicar a dose adicional com intervalo reduzido de 5 para 4 meses da data da segunda dose a partir desta sexta-feira (3/12). Quem já está no prazo pode procurar o posto do Assary ou da Capela Santo Expedito, das 8h às 15h, munido de documentos pessoais e cartão que comprove a data da segunda dose.

A medida é uma recomendação do Comitê Científico do Coronavírus do Estado de São Paulo diante do atual cenário epidemiológico da doença no mundo e a proximidade das festividades de final de ano. A redução do prazo vale para quem tomou duas doses da Coronavac, AstraZeneca e Pfizer. Quem tomou a dose única da Janssen, poderá receber a dose adicional a partir do dia 8 de dezembro em Votuporanga.

Quem pode receber a vacina?
Além da dose adicional que está disponível a todos os adultos com 18 anos ou mais, também podem se vacinar com a primeira dose adolescentes de 12 a 17 anos e adultos com 18 anos ou mais que perderam o prazo de se imunizar anteriormente; com a segunda dose, todos que estão no prazo.

Pessoas que irão viajar ao exterior também podem antecipar a segunda dose ou tomar a terceira dose desde que comprovem no ato da vacinação o agendamento da referida viagem, com apresentação da emissão da passagem por transporte aéreo, terrestre ou portuário.

Desta forma, quem tomou as duas doses da Coronavac e vai viajar para o exterior pode receber a terceira dose de outro imunizante aceito pelo país de destino. Neste caso, o intervalo mínimo entre a segunda e a terceira dose deve ser de 28 dias.

Para aqueles que irão viajar e que não concluíram o esquema com as duas doses, podem tomar a segunda dose com prazo antecipado que varia de acordo com a marca do imunizante. Sendo assim, quem tomou Pfizer, pode receber a segunda dose com 21 dias em qualquer faixa etária, inclusive adolescentes. E quem tomou Astrazeneca pode antecipar a segunda dose com 28 dias, mesmo prazo mantido entre as duas doses da Coronavac.