Ouvidora Fabiana Lopes representou o Município na 1ª Oficina para Ampliação e Qualificação dos Serviços de Ouvidorias do SUS.
Na ocasião, Votuporanga foi representada pela Ouvidora Geral do Município, Fabiana Lopes de Almeida.
Segundo o Secretário de Transparência e Controladoria da Prefeitura, Ronaldo de Mattos, o objetivo da Oficina foi capacitar os servidores municipais para a implantação da Ouvidoria do SUS em cada cidade. “Em Votuporanga, a Ouvidoria do Sistema Único de Saúde está em fase de implantação, inclusive recebemos deles a doação de software e computador para o desenvolvimento deste trabalho. A implantação do serviço amplia a gestão do Prefeito João Dado, que estende a participação dos munícipes na melhoria dos serviços ofertados”.
O Sistema Ouvidor SUS tem como objetivo principal garantir e ampliar o acesso do cidadão na busca efetiva de seus direitos, atuando enquanto ferramenta de gestão e instrumento de fortalecimento do controle social na área da Saúde.
Para a melhoria da prestação dos serviços, o aspecto determinante a ser considerado é relacionado à forma de atuação das Ouvidorias, que confirmam o elo entre o cidadão e a administração pública ao receber, examinar e encaminhar as diversas manifestações recebidas. Nesta perspectiva, busca-se ampliar e consolidar a Rede de Ouvidorias do SUS, contribuindo para que a gestão e a sociedade, em parceria, lutem por serviços de qualidade.
Entre os assuntos que foram abordados estão:
– O papel do SUS e das Ouvidorias na melhoria da qualidade do serviço ofertado ao cidadão, com aulas expositivas proferidas pela equipe do CeFor – Centro Formador de Pessoal para a Saúde do Estado de São Paulo;
– O valor da empatia para o serviço de Ouvidoria;
– Processos de Ouvidorias do SUS;
– Acolhimento nas Ouvidorias do SUS;
– Fluxos de trabalho das Ouvidorias do SUS;
– Como recepcionar, registrar, encaminhar e finalizar uma manifestação da área da Saúde;
– Tipificação da manifestação;
– O Sistema Ouvidor SUS – O que é? Como utilizá-lo? Aulas teóricas e práticas.