A Secretaria Municipal de Saúde informou que também terá início nesta quarta-feira (27/01) a vacinação de 242 idosos asilados em instituições de longa permanência e colaboradores desses asilos. O público está inserido dentro desta primeira etapa de vacinação conforme determinações do Plano Estadual de Imunização.
A secretária de Saúde, Ivonete Félix, explicou que a Secretaria está em contato com os serviços de saúde para contínuo levantamento dos profissionais que ainda não foram vacinados e que assim que o Município for recebendo novas doses a campanha de imunização será ampliada para novos grupos de acordo com orientações do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual. “Importante esclarecer que estamos discutindo todos os avanços junto com a Câmara Técnica do Comitê Gestor de Enfrentamento à Covid-19 para dar transparência ao processo de vacinação”.
As primeiras doses da vacina chegaram a Votuporanga na quarta-feira passada, do lote da Coronavac. A primeira pessoa imunizada na cidade foi a técnica de enfermagem, Dalva Lima Suarez Costales, 56 anos, que atua há 17 anos na Santa Casa e há 12 em unidades de saúde do município. Ela possui comorbidades (asma e hipertensão), é viúva e mãe de dois filhos.
Na ocasião, ela deixou um recado aos demais profissionais de saúde e a toda população. “Devemos todos tomar a vacina. Não doeu. Dói muito mais vermos amigos entubados e entes queridos perdendo suas vidas para essa doença. Todo mundo junto, em nome de Jesus, venceremos essa batalha”.
Presidente da Câmara pede que nova remessa de vacinas da COVID-19 seja liberada para profissionais de farmácias, enfermeiros home care, cuidadores e agentes policiais
Votuporanga deve receber em breve, uma nova remessa de vacinas da COVID-19.
A primeira remessa liberada pelo Governo do Estado – 2,2 mil doses foram aplicadas nos profissionais da área da saúde – os que atuam principalmente na linha de frente de combate a doença.
Essa quantidade de vacinas ainda não foi o suficiente para imunizar todos os profissionais da saúde, o que deve ser concluído com essa nova remessa.
As novas doses da vacina devem chegar à Secretaria Municipal da Saúde em poucos dias, e outra parte da população será imunizada contra a doença.
Neste sentido, o presidente da Câmara Municipal de Votuporanga – vereador Sérgio Adriano Pereira, está encaminhando ao prefeito Jorge Seba e a secretária municipal da Saúde, Ivonete Félix, para que essas novas doses da vacina contra a COVID sejam preferencialmente aplicadas nos profissionais das áreas da saúde – farmacêuticos, balconistas de farmácias e drogarias, enfermeiros que atuam em home care, socorristas, cuidadores de idosos, agentes da força policial de Votuporanga – policiais civis e militares (Bombeiros, Ambiental, Rodoviário e policiamento de área e da Polícia Técnico-Científica, coveiros e agentes funerários, professores e instrutores de auto-escola.
Serginho explica que esses profissionais também fazem parte da linha de frente no combate ao novo Coronavírus.
Para tanto, o presidente da Câmara justifica “inicialmente, mais do que justo, estão sendo imunizados os profissionais da área da saúde que atuam diretamente na linha de frente. Pedimos ao prefeito e a secretária da Saúde que atendam nossa solicitação e coloquem esses demais profissionais para serem vacinados nesta segunda remessa da vacina que virá para Votuporanga”, destacou.