Secretária Silvia Stipp foi uma das convidadas para falar sobre o projeto desenvolvido na cidade.
Na última sexta-feira (24/05), o Sesc de Rio Preto, foi palco do Encontro de Parcerias do Projeto Guri Regional e reuniu dezenas de municípios representados por prefeitos, secretários municipais e vereadores. O Projeto Guri é o maior programa sociocultural brasileiro, criado em 1995 e mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.
Oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, canto coral, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopro, teclado e percussão, para crianças e adolescentes entre 06 e 18 anos (incompletos).
A Secretária da Cultura e Turismo de Votuporanga, Silvia Stipp, foi uma das três convidadas para falar sobre o projeto no seu município, ao lado dos gestores de Urupês e Ubarana, e, ressaltou que “o Projeto Guri, que já passou pela Zona Norte, pelo Centro e agora se encontra na Zona Sul do município é uma importante política pública que permite o ensino coletivo de música a crianças e a adolescentes, ao mesmo tempo em que se preocupa com o desenvolvimento em sua integralidade”
Em Votuporanga, a parceria entre a Associação Amigos do Projeto Guri e a Prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura e Turismo, existe há 16 anos. Atende atualmente com 76 vagas preenchidas, no Centro de Educação e Cidadania (CEC) “Leila Valquíria de Souza”, no Sonho Meu, às quartas e sextas-feiras, das 13h30 às 17h30, com curso de contrabaixo, coral juvenil, viola, violino e violoncelo. A política de acesso ao projeto é inclusiva e em 2018, atingiu a meta de 95% de seus alunos e alunos em condição social e/ou econômica vulnerável.