qua, 15 de janeiro de 2025

Votuporanga está com inscrições abertas para cursos gratuitos; veja como participar

1

Objetivo é ajudar o participante a adquirir qualificação para o mercado de trabalho

Votuporanga (SP) está com inscrições abertas para cinco cursos profissionalizantes gratuitos.

De acordo com a prefeitura, são 96 vagas distribuídas entre os cursos de comandos elétricos; eletricista residencial, operador de microcomputador, modelagem industrial de moda íntima; e modelagem industrial de moda praia.

Os interessados devem se inscrever pelo site. Para o curso de eletricista industrial, o cadastro deve ser feito exclusivamente pelo link.

Conforme a prefeitura, as aulas serão ministradas no período noturno durante a semana. Apenas os alunos do curso de operador de microcomputador estudarão no período da tarde. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (17) 3426-8210 ou (17) 3406-1488.

Confira os detalhes dos cursos:

Comandos elétricos

O curso de comandos elétricos tem por objetivo o desenvolvimento de competências relativas à montagem e manutenção de comandos elétricos de máquinas e equipamentos. A previsão de início das aulas é dia 21 de junho.

O aluno deve ter no mínimo 18 anos; completado a 6ª série; concluído curso de qualificação na área eletroeletrônica ou comprovar conhecimentos e experiências anteriores referentes a essa qualificação, adquiridos em outros cursos, no trabalho ou em outros meios informais; renda per capita igual ou menor que um e meio salário mínimo federal.

Eletricista residencial

O curso de eletricista instalador residencial tem por objetivo o desenvolvimento de competências relativas à execução e manutenção de rede elétrica de baixa tensão em edificações.

O aluno deve, no início do curso, ter no mínimo 18 anos e ter completado a 4ª série. As aulas terão início no dia 20 de junho.

Operador de microcomputador

O curso de operador de microcomputador tem por objetivo desenvolver competências relacionadas à instalação e configuração de aplicativos, detecção de falhas de hardware e do sistema operacional, assegurando o funcionamento do sistema. As aulas começarão em 20 de junho.

O aluno deve, no início do curso, ter no mínimo 14 anos; concluído o nível fundamental; e renda per capita ou menor que um e meio salário mínimo federal.

Modelagem industrial de moda íntima

O curso de modelagem industrial de moda íntima tem por objetivo desenvolvimento de calcinhas, sutiãs, cueca, body, robe e camisola, diagramando, destacando moldes bases e moldes para corte, adaptando e fazendo gradação de acordo com tabela de medidas e ficha técnica. Mantendo-se atualizado com as novas tendências do mercado. As aulas devem ter início no dia 20 de junho.

O aluno deve, no início do curso, ter no mínimo 16 anos; completado a 5ª série; completado o curso de qualificação assistente de modelagem industrial de roupas ou comprovar experiência adquirida de maneira formal ou informal; e renda per capita igual ou menor que um e meio salário mínimo federal.

Modelagem industrial de moda praia

O curso de modelagem industrial de moda praia tem por objetivo o desenvolvimento de competências relativas à modelagens de bases para maiô, calcinha do biquíni, sunga e sutiã do biquíni, diagramando, destacando moldes, realizando a gradação, adaptando modelo para calcinha cintura baixa, sunquíni, asa delta com lacinho, sutiã do biquíni com bojo, cortininha, tomara que caia, sunga boxer e maiô engana mamãe com recortes, seguindo tabela de medida e informações conforme ficha técnica, observando procedimentos técnicos, normas de saúde e segurança do trabalho e mantendo-se atualizado com as novas tendências do mercado. O início das aulas está previsto para 21 de junho.

O aluno deve, no início do curso, ter no mínimo 16 anos; completado a 6ª série; completado o curso de qualificação assistente de modelagem industrial de roupas ou comprovar experiência adquirida de maneira formal ou informal; e renda per capita igual ou menor que um e meio salário mínimo federal.

G1