seg, 14 de abril de 2025

Números de oportunidades de emprego superam as expectativas

O saldo de vagas de emprego é positivo, com mais admissões do que demissões, impulsionando a economia local

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Votuporanga divulga dados positivos do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho e Previdência, que revelam um crescimento significativo e um cenário promissor para o mercado de trabalho em Votuporanga comparado a anos anteriores.

A cidade tem se destacado pela geração de empregos. Em janeiro, foram preenchidas 1.458 vagas formais, com destaque para os setores de Serviços e Indústria. Neste período, o saldo foi de 193 contratações e manteve o município “no azul”, entre admissões e desligamentos.

Funções como auxiliar de limpeza, cozinheiro, operador de caixa e atendente aparecem, frequentemente, entre as vagas de emprego ofertadas pela Prefeitura, por intermédio do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) e EmpregaVotu, refletindo a demanda por serviços essenciais e atendimento ao público. Outros cargos como vendedor externo, balconista e operador de caixa também são comuns, impulsionados pelo dinamismo comercial da cidade, que tem uma economia local ativa e diversificada. Já na área industrial, funções como auxiliar de produção, montador e soldador são demandadas, refletindo a vocação industrial da cidade.

Chino Bolotário, secretário de Desenvolvimento Econômico, ressalta sobre o potencial da cidade. “Votuporanga tem aumentado as oportunidades de emprego, seguindo a tendência positiva observada em anos anteriores e o desempenho nacional e estadual. A tendência é continuar crescendo”, explica o secretário, que tem trabalhado para atrair, cada vez mais, investidores para o munícipio. “Venho participando de várias reuniões com empresários para continuar buscando novos investimentos para a nossa cidade”.

A Prefeitura de Votuporanga tem implementado diversas ações para impulsionar o mercado de trabalho, prova disso, é que recentemente foi anunciado a chegada da rede Max Atacadista à cidade, empreendimento que irá elevar o número de oportunidades, que deve gerar cerca de 300 oportunidades de empregos diretos e indiretos. Além de oferecer cursos de qualificação profissional em diversas áreas, preparando os cidadãos para as demandas do mercado de trabalho.

O prefeito Jorge Seba destaca o empenho de toda a equipe para continuar ofertando mais oportunidades.  “Os números do CAGED refletem o trabalho árduo da nossa gestão em promover o desenvolvimento econômico e social da nossa cidade. Estamos comprometidos em criar um ambiente favorável para as empresas e oferecer oportunidades de emprego para todos os cidadãos”, afirma o prefeito.

A administração municipal tem estabelecido parcerias com empresas locais incentivando a geração de empregos, qualificação gratuita, desenvolvimento de projetos sociais existente na Secretaria de Direitos Humanos oferecendo serviços no projeto Votuporanga em Ação.  

Empresas parceiras

(ACV) Associação Comercial de Votuporanga, AIRVO (Associação Industrial da Região de Votuporanga), IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Votuporanga), Unifev, Fachini, Supermercado Porecatu, Muffato,

Secretaria de Direitos Humanos, Centro Social, Senac, Sest/Senat, Sesi/Senai e Sebrae, conhecidos popularmente como “sistema S”.

CRÉDITO: FOTO: Valmir Antonio Tiossi/VotuNews

Compartilhe!