A inclusão de um dia foi feita para aproximar o calendário ao movimento de translação da Terra, tempo que o planeta leva para dar a volta no Sol, que é de 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 56 segundos. Essas horas que ultrapassam os 365 dias são compensadas a cada quatro anos, no dia 29 de fevereiro.
A cada quatro anos acontece o ano bissexto, com duração de 366 dias. A inclusão de um dia foi feita para aproximar o calendário ao movimento de translação da Terra, tempo que o planeta leva para dar a volta no Sol, que é de 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 56 segundos. Essas horas que ultrapassam os 365 dias são compensadas a cada quatro anos, no dia 29 de fevereiro. Mas você sabe o que este dia a mais representa para as empresas de todo o mundo?
A Havan elencou alguns serviços para demonstrar o impacto que este ‘um dia a mais’ tem em toda a rotina da empresa:
- Começando pelo Centro de Distribuição (CDH) do grupo, localizado em Barra Velha (SC), é possível contabilizar um milhão de peças movimentadas a mais neste dia.
- Para movimentar esta quantidade de itens serão 9.600 horas trabalhadas, somando todos os colaboradores.
- Como resultado, a Havan contabilizará 300 cargas (entre entrada e saída de mercadorias) a mais e uma média de 100 caminhões na rua neste dia a mais de 2020.
- Já, no administrativo, o setor de recursos humanos soma 147 mil horas a mais de atividades no ano bissexto.
- Com as horas a mais trabalhadas, os colaboradores chegam a ganhar 3,5% a mais em prêmios e comissões. A porcentagem pode variar, pois depende da média de venda do trabalhador no dia.
- Na área social, com a Campanha Troco Solidário, a Havan prevê uma média de R$ 45 mil a mais em arrecadação neste dia de ano bissexto nas 143 lojas da rede. A iniciativa, promovida pela Havan desde 2010, acontece semestralmente e conta com a participação e a solidariedade dos moradores e clientes das cidades onde a rede tem lojas. Em 2019, as 141 unidades da Havan arrecadaram R$ 11,4 milhões, em benefício de 206 entidades.