Profissional qualificado tem boas oportunidades na área de desenvolvimento e transformação social.
Sabe aquele projeto que seria bem-vindo no seu bairro? Ou aquela iniciativa que transforma a realidade de uma comunidade? “Essas ideias podem ser construídas a partir de propostas ao poder público, às empresas e organizações ou ainda por meio de alianças com lideranças comunitárias, basta engajamento e a participação de um profissional com conhecimento na gestão desse tipo de articulação”, explica Joaquim Marciano Ribeiro Filho, docente do curso livre em Agente de Projetos Sociais do Senac Votuporanga.
A qualificação de curta duração ensina a reconhecer oportunidades para elaboração de projetos a partir de ideias e necessidades apontadas pela população, além de colocá-las em prática com as diversas parcerias que podem ser estabelecidas. “Existem recursos e ferramentas tecnológicas que favorecem a conexão não somente com incentivadores brasileiros, mas também internacionais”, ressalta Lucivaine Galan Saraiva, também docente do curso livre da unidade Votuporanga.
De acordo com os docentes, no Brasil e no mundo há diversas empresas investidoras que financiam propostas de geração de capital embasadas em ideias de desenvolvimento e transformação social. No início de 2020, por exemplo, a Comissão Europeia desenvolveu um convite para apoiar projetos na área de direitos humanos e democracia no Brasil. O apoio, dependendo da categoria, chegou a R$ 4,6 milhões.
“Por não haver uma ampla divulgação, muitas vezes esses incentivos acabam não acontecendo. Um profissional qualificado terá mais contato com esse tipo de demanda, podendo planejar e buscar esses recursos para geração de novos espaços de renda e de transformação”, contextualiza Lucivaine.
Profissionalização
O conhecimento em gestão de projetos sociais é um campo em construção e cheio de oportunidades, já que agências e órgãos financiadores têm se tornado mais críticos e exigentes em relação aos investimentos realizados, cobrando o uso racional dos recursos e a garantia de respostas socialmente relevantes.
“Nas áreas da educação, meio ambiente, cultura, turismo e lazer, entre outras, o agente de projetos é uma figura essencial. Alguns exemplos de atuação desse profissional são as empresas licitadas para montar diagnósticos sociais dos municípios e os próprios municípios que precisam desenvolver projetos de cultura, educação e na área social”, completa Joaquim.
Para quem estiver interessado em participar da próxima turma do curso livre em Agente de Projetos Sociais, o Senac Votuporanga está com as inscrições abertas. As aulas, que devem iniciar remotamente, começam em 31 de agosto. Para mais informações, acesse o Portal Senac: www.sp.senac.br/votuporanga.
Serviço: Curso livre em Agente de Projetos Sociais
- Data: 31 de agosto a 24 de novembro de 2020
- Aulas: de segunda a quinta-feira, das 19 horas às 22h30
Senac Votuporanga
Endereço: Rua Guaporé, 3.221 – Nova Boa Vista – Votuporanga/SP
Informações e inscrições: www.sp.senac.br/votuporanga