qui, 16 de janeiro de 2025

Vizinhos dizem que tentaram salvar jovem fernandopolense

2

Moradores do condomínio Meinhaus, em Campinas (SP), atingido por um incêndio na manhã desta quarta-feira (1) disseram que chegaram perto de salvar o jovem fernandopolense que se pendurou na janela do 11º andar para tentar sobreviver às chamas. A vítima, Lucas Gabriel Melatto de Araújo, de 27 anos, estava sozinho no apartamento e morreu após cair de uma altura de 40 metros.

Segundo um dos vizinhos que ajudou, um grupo subiu no andar do incêndio e viu que já saía fogo pela porta de entrada da residência. Enquanto isso, no 10º andar, outras pessoas conseguiram arrombar a porta, mas já era tarde.

“Quando chegou lá na porta, o fogo já estava saindo pela porta, pelo lado de fora, e a gente deu um primeiro combate de incêndio lá. Arrombamos a porta. Mais um pouco, dava pra pegar ele pelo andar de baixo. Tinha uma pessoa que conseguiu arrombar a porta do andar de baixo pra poder socorrer, mas quando a gente chegou, ele pulou, não deu tempo.”

Os moradores usaram equipamentos de combate a incêndio do próprio prédio, enquanto aguardavam o Corpo de Bombeiros. Douglas Aparecido é um dos vizinhos que acordou com os gritos de socorro e tentou o resgate. Ele disse que eles chegaram ate a última porta.

“A gente saiu pra fora e ele já estava pendurado na sacada da casa dele. Na hora que a gente chegou lá em cima, a gente estourou um monte de portas, só que não deu tempo. A hora que a gente estourou a última porta, a gente viu que ele estava caindo”.

O fogo começou por volta das 6h30 e as causas ainda serão investigadas, segundo os bombeiros. Também foi feita perícia no local. O corpo foi levado para o Instituto Médico Legal (IML).

Chamas destruíram apartamento
O jovem morava com a família, mas estava sozinho na residência quando as chamas se alastraram e tomaram conta de todo o apartamento, localizado no bairro Jardim Samambaia.

Ele conseguiu sustentar o próprio peso por alguns minutos antes da queda.

O helicóptero Águia da Polícia Militar chegou a ser acionado e sobrevoar o prédio, mas não houve tempo para o resgate. A morte foi confirmada por um médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Às 7h30 o fogo já tinha sido controlado.

“O local está seguro, o fogo foi extinto, mas o apartamento está totalmente danificado. Foi queimada a área da cozinha, sala e demais ambientes por causa da caloria e da fumaça.”, disse o tenente Lira do Corpo de Bombeiros.

O prédio foi evacuado durante o incêndio. Não houve mais feridos. Também não houve danos na estrutura do edifício e os demais moradores puderam retornar às suas casas. O incêndio será investigado pela Polícia Civil.

Com informações do portal G1