Vestibulinho da Etec: noroeste paulista tem mais de 3 mil vagas para cursos gratuitos

Candidatos têm até o dia 8 de novembro para se inscreverem no site

O noroeste paulista está com mais de três mil vagas no “vestibulinho” das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), que dá acesso a mais de 91 mil vagas para o ensino público gratuito. Os candidatos têm até o dia 8 de novembro para se inscreverem no site.

A região de São José do Rio Preto (SP) conta com 3.010 vagas para cursos técnicos, ensino médio integrado ao técnico, ensino médio em itinerários formativo, Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS), especializações técnicas e vagas remanescentes.

O total de vagas é distribuído entre as seguintes cidades:

O valor da taxa de inscrição do processo seletivo para o primeiro semestre de 2024 é de R$34. A prova está prevista para o dia 10 de dezembro.

Especialização técnica inédita

A Etec Elias Nechar vai ofertar uma especialização técnica inédita de oncologia em Catanduva, com 30 vagas à tarde. Para se inscrever nesta opção é preciso ter concluído o técnico em enfermagem ou curso equivalente.

Inscrições

Para participar do vestibular é preciso preencher a ficha disponível no menu “Área do candidato” e, em seguida, efetuar o pagamento da taxa.

O valor deve ser pago em dinheiro em qualquer agência bancária ou via internet, por meio de aplicativo bancário. O preenchimento dos dados é de responsabilidade do candidato ou de seu representante legal, quando menor de 16 anos.

Mais informações sobre o processo de inscrição, os requisitos para cada modalidade e a documentação necessária, podem ser conferidas na Portaria do Vestibulinho e no Manual do Candidato, disponíveis no site.

As Etecs oferecem acesso à internet e a computadores para quem deseja fazer a inscrição. O interessado deve entrar em contato com a unidade para agendar datas e horários disponíveis.

Inclusão social

O Sistema de Pontuação Acrescida do Centro Paula Souza concede bônus de 3% a estudantes afrodescendentes e de 10% a candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Fundamental 2, ou equivalente, integralmente na rede pública.

Caso o aluno esteja nas duas situações, recebe 13% de bônus. É preciso verificar na portaria quem tem direito à pontuação acrescida, porque, caso contrário, a matrícula não poderá ser realizada.

O candidato com deficiência, deverá indicar na ficha de inscrição eletrônica que necessita de condições especiais para realizar a prova e encaminhar o laudo médico, emitido por especialista, descrevendo o tipo e o grau da necessidade, até o dia 8 de novembro.

O candidato transgênero que desejar ser tratado pelo nome social, deverá informá-lo no ato da inscrição, no campo específico, sem abreviações.

G1

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mimPerdeu sua senha?

Lost Password