Desativada há vários anos, a Associação Cerejeira de Judô de Votuporanga deixou uma história no esporte local e nacional.
O prédio da academia localizado na esquina das ruas Tietê e Bahia, no centro de Votuporanga está fechado e sua estrutura bastante comprometida.
Em razão disso, todo o acervo histórico da Academia Cerejeira de Judô está guardado no local. Através de um pedido feito pela comunidade japonesa de Votuporanga, o vereador Jurandir Benedito da Silva, o Jura buscou junto a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo o destino correto para todo o material histórico da academia.
Nesta quarta-feira, o vereador Jura esteve no antigo prédio da Cerejeira acompanhdo da secretária municipal de Cultura, Janaína Silva e representantes da Associação Nipo Cultural-Brasileira de Votuporanga.
A Cerejeira possui um acervo de troféus, medalhas, certificados e móveis antigos que remetem a história vitoriosa de uma das maiores academias de judô do interior do Estado.
Em comum acordo com a liderança da comunidade nipônica, grande parte deste material histórico será doado ao Museu Municipal Edward Coruripe Costa, de Votuporanga. Outra parte do material será colocado à disposição da Associação Nipo-Cultural de Votuporanga.
Representando a Associação Nipo esteve a presidente, a senhora Luisa Tieko Watanabe, além de outras lideranças da entidade.
De acordo com a secretária da Cultura, o acervo será restaurado e colocado à disposição do arquivo do Museu.
Para o vereador Jura, “é uma luta da comunidade nipônica e estamos auxiliando para não perder essa história rica e o legado deixado pela Associação Cerejeira de Judô, que durante décadas, foi presidida pelo Mestre Hideito Otuki, além do pioneiro da colônia japonesa, Nozomu Abê”, destacou Jura.