Levando em consideração o aumento de casos de Covid-19 e a epidemia de gripe influenza em Votuporanga e, consequentemente a lotação de pacientes nas unidades de saúde do município, o vereador Jurandir Benedito da Silva, o Jura (PSB) encaminhou um ofício ao prefeito Jorge Seba pedindo a instalação de tentas anexas a UPA (Unidade de Pronto Atendimento).
No ofício, o vereador Jura ressalta que a nova onda de Covid 19 agravada pela variante Ômicron, além da epidemia de gripe, causada pelo vírus Influenza A/H3N2, ambas ganhando força no país e em especial em Votuporanga e que a vacinação avançada e os cuidados que a população adotou, os casos de contaminações e óbitos caíram a níveis importantes, contribuindo inclusive com o relaxamento das pessoas.
O vereador alerta ainda que, com os eventos natalinos e de virada do ano, voltaram a se aglomerar e sem os devidos cuidados, Votuporanga voltou a ter aumento significativo de casos. “Considerando que com o aumento de casos, o setor responsável teve que tomar iniciativas urgentes para atender a demanda, definindo a UPA – Unidade de Pronto Atendimento como referência, que com o aumento dos casos, tem recebido centenas de pessoas diuturnamente, beirando o colapso, onde pacientes positivados com Covid 19, convivem com outros com vírus Influenza A/H3N2”, justificou o vereador.
Diante disso, e para melhor qualidade ao atendimento feito pela equipe da UPA e para contribuir com a dispersão das centenas de usuários, o vereador pediu ao prefeito Seba a instalação de tendas anexas a unidade de saúde, compostas por equipamentos necessários para a humana e saudável permanência dos pacientes, no período que estiverem aguardando atendimentos, resultados, medicamentos. “Temos que oferecer dignidade a esses pacientes, de forma a oferecer um espaço adequado, com assentos, bebedouros de água, sombra, para que não fiquem no tempo aberto”, destacou Jura.