Após dois anos suspenso em razão da pandemia da COVID-19, o Projeto Cidade Limpa desenvolvido pela TV TEM foi retomado neste mês, atendendo aos anseios dos municípios da região.
Diante desta retomada, o vereador Jurandir Benedito da Silva, o Jura (PSB) já encaminhou um ofício ao prefeito Jorge Seba para que faça a adesão junto a emissora de tv colocando Votuporanga nos municípios atendidos na divulgação do “Cidade Limpa”.
O vereador Jura pediu ao prefeito Seba para que se empenhe, juntamente com a Saev Ambiental, Coopervinte e TV TEM – emissora afiliada a Rede Globo para a realização do projeto.
O objetivo da campanha é um mutirão para a coleta de entulhos para prevenir doenças, enchentes e outros transtornos urbanos que o acúmulo de lixo provoca. “Desta forma, vamos motivar a população a participar do projeto para manter a cidade limpa e ajudar no combate a proliferação de animais peçonhentos como escorpiões, bem como minimizar os focos de dengue”, destacou Jura.
Depois de dois anos de suspensão devido à pandemia, o mutirão da limpeza recolhe entulhos, móveis e demais objetos com o objetivo de evitar a proliferação de animais e insetos transmissores de doenças, como dengue, zika e chikungunya, entre outras.
Desenvolvido pela emissora, o Cidade Limpa é operacionalizado pelas prefeituras e conta, inclusive, com o apoio da população.
“O Cidade Limpa é um grande mutirão de cidadania, pois ao mesmo tempo que previne a proliferação de insetos causadores de doenças, colabora com o combate de enchentes e outros transtornos urbanos decorrentes do acúmulo e descarte irregular de móveis, pneus etc”, explica Luiz Ricardo Queiroz, diretor Institucional da TV TEM.
Sobre o projeto
Criado em 2003, o Cidade Limpa já coletou 322 mil toneladas de entulho nas cidades nas quais foi realizado. Na última edição, realizada em 2019, o projeto passou por 56 cidades até o mês de novembro e coletou mais de 8 mil toneladas de lixo. Ao todo, foram aproximadamente três milhões de pessoas impactadas nas regiões atendidas.