É preciso instalar uma tag de pagamento automático
Motoristas que passam pelo trecho da rodovia Washington Luís (SP-310), entre Rio Preto e Catanduva, podem ter desconto de até 53% no valor da tarifa de pedágio da praça de Catiguá. A redução é concedida conforme o número de vezes que o condutor de veículo de passeio passa pelo posto tarifário. No entanto, o desconto na região é o menor entre as praças de pedágio administradas pela EcoNoroeste – nova concessionária responsável pela rodovia SP-310.
Para se ter uma ideia, de R$ 17,20 na primeira passagem, o valor vai para R$ 8,01, na trigésima vez que o motorista passa pela praça de pedágio de Catiguá no período de um mês. Em contrapartida, no pedágio de Araraquara, o valor vai de R$ 19,90 para R$ 1,10.
Por meio de nota, a EcoNoroeste disse que todas as métricas aplicadas no cálculo de cobrança e descontos das praças de pedágio do sistema rodoviário administradas pela empresa são regidas pelo Contrato de Concessão firmado entre o Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Parcerias em Investimentos, e a EcoNoroeste.
“Sobre a diferença do valor de desconto usuário frequente observado nas praças de pedágio operadas pela EcoNoroeste, isto acontece porque, conforme o contrato de concessão, o valor do desconto aplicado é determinado pelo percentual desconto unitário (PDU) que varia em cada praça de pedágio e, nesse caso, o percentual aplicado na praça de Catiguá é inferior ao de outras”, informou em nota.
Como funciona
Intitulado Desconto Usuário Frequente (DUF), o benefício se aplica aos usuários que passam na mesma praça de pedágio, no mesmo sentido, duas vezes ou mais dentro do mesmo mês. Assim, conforme o número de vezes que o motorista passa pela praça de pedágio, o valor da tarifa cai.
No caso de Catiguá, por exemplo, na segunda vez que passa o motorista paga R$ 15,94; R$ 15,56, na terceira vez; até chegar a R$ 8,01, desconto máximo.
Contudo, no caso do motorista que passa no sentido Catanduva, de manhã, para vir a Rio Preto trabalhar, e volta para Catanduva no período da tarde, o desconto não é aplicado. Isso porque ele somente vale conforme o número de vezes que o condutor passa no mesmo sentido da rodovia.
A expectativa é que a tecnologia passe a ser aplicada em outros pedágios do estado de São Paulo, a partir dos novos contratos de concessão nos próximos anos.
Tecnologia
Para ter acesso ao desconto, o motorista não precisa realizar nenhum cadastro. Mas tem de adquirir um tag de pagamento automático, como o “Sem parar”.
Com a tecnologia, automaticamente, o equipamento contabiliza o número de vezes que o condutor passou pela praça de pedágio, dentro do mesmo mês, e concede o desconto.
Segundo a EcoNoroeste, o sistema inteligente do DUF permite que a tarifa mínima alcançada na trigésima vez se estenda às viagens subsequentes para beneficiar os motoristas que realizam mais de 30 travessias regulares ao mês.
“A partir da trigésima passagem, o preço do pedágio congela, e o usuário permanece pagando o valor mínimo nas demais viagens até a virada do mês, quando a cobrança volta ao valor total e reinicia um novo ciclo de descontos”, informou a concessionária.
Aumento em praças
A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) autorizou um reajuste que vai de 3% a 11% nas tarifas para 17 das 20 concessionárias de estradas estaduais. O porcentual varia de acordo com o contrato firmado com a concessionária. Na região, nenhuma praça foi afetada.
A correção prevista nos contratos de concessão é anual, mas este será o segundo reajuste a vigorar nos últimos sete meses. Isso porque, em 16 de dezembro do ano passado, as tarifas foram reajustadas em 10% em média.
A tarifa mais cara do estado continua sendo a do pedágio do Sistema Anchieta-Imigrantes, que é também a mais cara do Brasil. O motorista que segue de São Paulo para o litoral, na Baixada Santista, seja pela Imigrantes ou pela Anchieta, vai pagar R$ 35,30, com reajuste de 4,4% – até então ele pagava R$ 33,80. No sistema, o pedágio só é pago no sentido do litoral.
O maior percentual de aumento (11,3%) incidiu sobre a tarifa de São José dos Campos da rodovia Carvalho Pinto, onde o valor passou de R$ 4,40 para R$ 4,90. (Agência Estado)
Tire suas dúvidas
Quem tem direito ao Desconto Usuário Frequente (DUF)?
- O DUF se aplica aos usuários que passam na mesma praça de pedágio, no mesmo sentido, duas vezes ou mais, dentro do mesmo mês. Para ter direito ao desconto, é preciso ter um tag instalado no veículo (como o “Sem Parar”, por exemplo). Tag é um chip eletrônico autoadesivo para ser colado ao para-brisa, que permite aos usuários passarem pela pista automática de cobrança de pedágio.
Preciso me cadastrar para ter direito ao DUF?
- Não. Basta ter um tag previamente instalado no veículo. Por meio do chip eletrônico, o veículo será identificado automaticamente toda vez que cruzar uma cabine de pedágio. O tag pode ser comprado em postos de combustíveis, lojas de conveniência, entre outros locais.
Quanto vou pagar por cada passagem?
- O DUF varia de acordo com a praça de pedágio e com a frequência de viagens realizadas. Quando vira o mês, o preço da tarifa volta ao valor total e reinicia um novo ciclo de descontos.
Se eu cruzar mais de uma praça de pedágio, terei desconto apenas em uma?
- Não. Caso o usuário, em seu trajeto frequente, precise cruzar mais de um ponto de pedágio, ele receberá o abatimento referente a cada um deles. Vale lembrar que o percentual do DUF varia de acordo com a frequência da passagem.
- Rone Carvalho