Ação faz parte das atividades de quatro núcleos da Instituição com o objetivo de levar informações para a comunidade; projeto será executado até novembro deste ano
A Unifev, por meio dos Núcleos de Valorização do Meio Ambiente (NVMA), de Cultura e Artes (NCA), de Apoio Psicopedagógico e Social ao Discente (Napps), de Direitos Humanos (NDH) realizou na feira da praça São Bento, na última quinta-feira (23/05), o Varal de Direitos Humanos com informações sobre a valorização da diversidade, do meio ambiente, da cultura e os direitos humanos A atividade, que será desenvolvida até novembro deste ano, está em conformidade com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Instituição, que estabelece diretrizes para políticas institucionais.
O Varal é uma iniciativa que visa não apenas disseminar informações sobre temas cruciais para a comunidade, mas também engajar os alunos em pesquisas e reflexões sobre essas questões fundamentais. “O projeto busca integrar a comunidade acadêmica em ações que promovam a inclusão, a diversidade e a conscientização sobre direitos humanos e igualdade étnico-racial junto à população. Ao criar um espaço interativo e acessível, o Varal dos Direitos Humanos oferece uma plataforma para o diálogo e a troca de ideias, estimulando a reflexão crítica e o engajamento ativo”, destacou a coordenadora do NDH, Profa. Dra. Nínive Daniela Guimarães Pignatari.
Alunos dos cursos de Agronomia, Direito, Medicina Veterinária, Pedagogia, Psicologia e Publicidade e Propaganda, envolvidos no projeto sob supervisão dos docentes da Unifev, ficaram responsáveis pela pesquisa e confecção de cartazes informativos, que são expostos para a comunidade.
“Eles também estarão presentes nas ações e ficarão disponíveis para dar informações aos transeuntes sobre direitos humanos, inclusão e sustentabilidade e, se for o caso, dar encaminhamentos aos Núcleos da Unifev para atendimentos especializados e gratuitos. Posteriormente, também queremos realizar uma campanha para arrecadação de livros para a doação destes livros para a comunidade”, disse a coordenadora.
Este projeto é um reflexo do compromisso contínuo da Unifev em promover uma cultura de inclusão, respeito mútuo e responsabilidade social. Ao envolver os alunos em iniciativas como o Varal, a Instituição fortalece não apenas seu papel como agente de transformação social, mas também capacita seus estudantes a se tornarem cidadãos conscientes e engajados.
“O Varal dos Direitos Humanos é um símbolo do compromisso do Centro Universitário de Votuporanga com os valores de diversidade, inclusão e justiça social. Convidamos toda a comunidade a se juntar a nós nesta jornada de aprendizado, reflexão e solidariedade”, ressaltou o reitor, Prof. Dr. Osvaldo Gastaldon.
As atividades acontecerão mensalmente, às quintas-feiras, a partir das 19h.