qui, 16 de janeiro de 2025

Unifev lança Núcleo de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo

20230626-232322694-iOS (3)

Objetivo do Unifev Nite é fomentar o empreendedorismo na comunidade acadêmica, além de impulsionar os projetos da startup

A Unifev lança nesta segunda-feira (26/6) o Núcleo de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo, o Unifev Nite. O objetivo é criar e desenvolver diversas ações para permitir que os alunos de todos os cursos da Instituição pensem no empreendedorismo e aventurem-se em projetos criativos.

O Nite, que conta com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/ SP), será responsável por desenvolver projetos que fomentarão o empreendedorismo entre a comunidade acadêmica da Instituição, além de impulsionar o desenvolvimento da startup.

O núcleo já está desenvolvendo um programa que consiste em algumas etapas: o Ideathon, Laboratório de Ideação (Startu), Formação Complementar em Empreendedorismo e Pré-Aceleração em Hardware e Hard Sciences (Unilab/ Unistart).

O Ideathon promoverá a sensibilização dos estudantes por meio de um evento com foco na inovação e no empreendedorismo, propondo soluções à determinado problema apontado por uma empresa parceira ou pela comissão organizadora.

Os primeiros passos em torno de uma ideia de negócio serão dados para quem for selecionado para o laboratório de ideação. Nessa fase, a experiência permitirá aos participantes o contato próximo com empreendedores. O objetivo é proporcionar as ferramentas necessárias para a construção de ideias e formação de uma comunidade empreendedora.

A etapa Formação Complementar em Empreendedorismo irá disponibilizar aos participantes as disciplinas orientadas e projetos que desenvolvam comportamentos importantes para o profissional. Ao final, o aluno receberá um certificado de formação complementar. 

Por fim, a fase da Pré-Aceleração terá o propósito de “transformar” a Unifev em um laboratório de ideias aliadas a tecnologias para os alunos. Um programa intensivo de trabalho e mentorias concentrado em validação de mercados, prototipagem hardcore e alta tecnologia será aplicado pela Instituição por técnicos do Sebrae.