Relatório e Relato desenvolvidos pela Comissão Própria de Avaliação, referentes ao ano passado, estão disponíveis para consulta no site da Instituição
Toda Instituição de Ensino Superior (IES) possui uma Comissão Própria de Avaliação (CPA), que é a responsável pela coordenação do processo de autoavaliação. Esse instrumento serve para a melhoria da Educação, na medida em que permite identificar e solucionar possíveis problemas referentes à Instituição. O resultado desse trabalho, referente ao ano de 2023, está disponível para consulta no site da Unifev.
A CPA é formada por um coordenador e por representantes de alunos, professores, técnicos-administrativos e sociedade civil. De acordo com o coordenador, Prof. Dr. Rogério Rocha Matarucco, o objetivo principal da pesquisa é aferir a qualidade dos serviços prestados pela Unifev, que vão desde a infraestrutura até o ensino, de forma a promover um progresso contínuo. “O trabalho é resultado das pesquisas institucionais feitas com alunos, ex-alunos, professores, colaboradores e a comunidade externa e contemplam questões fechadas e de múltipla escolha. O processo é sigiloso e confidencial”, explicou.
A Autoavaliação Institucional analisa aspectos como: ensino; infraestrutura; pesquisa; extensão; responsabilidade social; comunicação; desempenho dos alunos; gestão da instituição; e corpo docente; entre outros.
Segundo a Procuradora Institucional da Unifev, Profª Ma. Iza Valéria da Silva Pires, o processo de Autoavaliação Institucional orienta-se pela necessidade de aferir, constantemente, a qualidade dos serviços educacionais visando a sua melhoria e as adequações aos padrões dinâmicos da formação acadêmica na região. “Esse processo conduz o Centro Universitário de Votuporanga ao cumprimento de compromissos previstos no Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDI)”, destacou.
Diferentemente do Relatório de Autoavaliação, que materializa a avaliação interna, o Relato Institucional evidencia como os processos de gestão institucional se desenvolvem a partir das avaliações externas e das avaliações internas.
Finalizando, Matarucco afirmou que os documentos ajudam a traçar ações para o futuro da Instituição. “É como uma bússola que direciona a Unifev para o futuro, traçando o planejamento de ações acadêmico-administrativas a partir dos aprendizados das avaliações. Essas ações visam impulsionar a Instituição em direção à excelência em todas as suas áreas de atuação”, encerrou.
O Relato Institucional e o Relatório Final estão disponíveis para consulta pública e podem ser acessados pelo link:[%20unifev.edu.br/cpa/relatorios] unifev.edu.br/cpa/relatorios.