sáb, 19 de abril de 2025

Unidade de Coleta de Sangue tem vagas para doações deste sábado

Neste sábado (1º), das 8h às 11h, há 40 vagas disponíveis para doadores voluntários.

Todo primeiro sábado do mês é dia de doação de sangue na Unidade de Coleta de Votuporanga. A abertura da Unidade será neste sábado (01/02), às 8h, e as coletas irão até as 11h. Para esta data, restam 40 vagas para os voluntários interessados em doar sangue.

Neste período de férias, e o com alto número de casos de dengue na cidade, já que o recomendado para pessoas acometidas pelo vírus da doença é aguardar o prazo de 30 dias para novas doações, a Unidade de Coleta sofre com a baixa procura de doadores. As doações devem ser constantes para que seja mantido o número de bolsas de sangue necessário para atender a demanda dos hospitais.

A Unidade estará aberta neste sábado, das 8h às 11h, para os doadores. Como ainda há vagas a serem preenchidas, não será necessário agendamento. O interessado, portanto, deve comparecer diretamente no próprio local, anexo ao Mini-Hospital “Fortunata Germano Pozzobon”, na rua Antônio Galera Lopes esquina com a Antônio Serafim de Queiroz, na Zona Norte, ou pelo telefone (17) 3423-2986.

As coletas também ocorrem às terças-feiras, das 15h às 18h, e às quintas-feiras, das 8h às 11h.  Para doar é necessário apresentar documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo território nacional.

Mais informações e agendamentos devem ser feitos das 7h às 12h e das 13h30 às 17h, na própria Unidade.

Doações

Pessoas entre 18 e 69 anos podem doar sangue. Além disso, é necessário pesar acima de 50 quilos e estar bem de saúde. Mulheres podem fazer até três doações ao ano e os homens quatro.

Caso esteja tomando algum tipo de medicação, é importante levar o nome do remédio e apresentá-lo na unidade de coleta.

Não pode doar

Não é recomendada a doação nos seguintes casos: o candidato que teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade; portadores de hanseníase, malária, doença de chagas, HIV, diabetes ou câncer; quem tenha feito tatuagem ou colocado piercing nos últimos 12 meses; quem fez ou faz uso de drogas ilícitas ou mantém relações sexuais de risco; está com febre, gripe ou infecção; ingeriu álcool até três dias antes da doação; pessoas acometidas pelo vírus da dengue, entre outros impedimentos.

Recomendações para a doação

Antes de doar é importante: dormir bem por pelo menos 6 horas; evitar jejum e fazer refeições leves e não gordurosas; evitar uso de bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores; e não fumar uma hora antes.

Compartilhe!