qui, 16 de janeiro de 2025

Uma pessoa morre a cada 10 minutos no Irã por coronavírus, calcula governo

xHEALTH-CORONAVIRUS_IRAN-NOWRUZ-GF34HBE91.1.jpg.pagespeed.ic.BN7xvsTdTo

Informação foi divulgada pelo ministro da Saúde; país registrou maior número de óbitos desde início da crise.

Um dos países mais afetados pela pandemia do novo coronavírus, o Irã afirmou nesta quinta-feira (19) que a Covid-19 faz uma vítima a cada dez minutos no país. A cada hora, 50 iranianos contraem a doença. Os números foram divulgados pelo porta-voz do Ministério da Saúde persa, Kianoush Jahanpour, em mensagem no Twitter.

Nas últimas 24 horas, 149 pessoas morreram no Irã, o maior número registrado no país em um único dia, o que eleva o total de vítimas fatais da doença para 1.284. Além disso, 1.046 pessoas foram diagnosticadas com a Covid-19 desde ontem. Agora, o Irã tem 18.407 casos confirmados da doença.

A propagação do coronavírus prejudicou as comemorações do Irã pelo ano novo persa, conhecido como Nowruz, que começa na sexta-feira. As autoridades orientaram que as pessoas fiquem em casa e evitem viajar durante o feriado para ajudar a reduzir o contágio.

O governo ordenou o fechamento de instituições de ensino e proibiu eventos esportivos, culturais e religiosos.

O chefe de energia nuclear do país, Ali Akbar Salehi, disse à TV estatal nesta quinta-feira que o Irã não comemoraria a celebração anual de seus programas nucleares devido ao surto de Covid-19.

FONTE: Informações | oglobo.globo.com