qui, 16 de janeiro de 2025

Um dos menores dinossauros pescoçudos do mundo é descoberto na região

2

Um “mini dinossauro” que viveu há 80 milhões de anos é um dos menores pescoçudos do mundo e foi descoberto esta semana, em Ibirá (SP). O titanossauro recebeu o nome de Ibirania parva.

O artigo completo foi publicado pela revista científica Ameghiniana. Estiveram envolvidos no estudo pesquisadores da USP, UFscar, UFRN, Unicamp, entre outras instituições nacionais e internacionais.

De acordo com os paleontólogos, o fóssil aponta para um dos menores saurópodes conhecidos, além de ser o primeiro dinossauro pescoçudo reconhecidamente anão das Américas.

O Ibirania, que habitou a Terra cerca de 80 milhões de anos atrás, tinha cerca de 5,7 metros de comprimento, considerando de sua cabeça até a cauda. Em questão de altura, ficava próximo de uma vaca.

O pequeno dinossauro brasileiro foi encontrado em Vila Ventura, no município de Ibirá. Isso explica, inclusive, a origem de seu nome, Ibirania parva. O sufixo “ania” é a palavra grega para “caminhante” ou “peregrino”, com o “parva” significando “pequeno” em latim.

A espécie pertence ao gênero dos saltassauros, que já inclui alguns animais com tamanhos reduzidos. Segundo os estudos, não há chances do dinossauro brasileiro ter morrido na infância, já que análises histológicas e de tomografia computadorizada garantem que o esqueleto do indivíduo já havia atingido a maturidade quando ele faleceu.

No estudo, a equipe explica que o nanismo do animal pode ter sido resultado de condições ambientais estressantes, como períodos de seca prolongados.