A cidade de Frutal, localizada em Minas Gerais, registrou um tremor de terra de magnitude 3.2 mR na noite de sábado, dia 27 de julho. O evento ocorreu às 20h01 (horário de Brasília) e foi sentido pela população local.
O abalo sísmico de baixa magnitude foi registrado pelas estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) e analisado pelo Centro de Sismologia da USP.
Tremores de baixa magnitude são relativamente comuns no Brasil. Em geral, esses pequenos sismos são causados por pressões geológicas movimentando pequenas fraturas na crosta terrestre.
O último abalo sísmico registrado em Frutal ocorreu no dia 25 de julho e teve magnitude 2.4 mR.
A fim de analisar melhor a atividade sísmica na região de Minas Gerais, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), em parceria com a UFMG e com o Observatório Sismológico da UnB, que integra a RSBR, instalará novos sismógrafos no estado. Atualmente, MG possui sete sismógrafos da RSBR e a parceria instalará mais quatro equipamentos na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
De acordo com o Observatório Sismológico da UnB, responsável pela instalação, a ampliação permitirá detectar sismos menores e criar mapas de risco mais precisos da região.