Votuporanga está em 8º lugar na ordem de priorização do MTPA.
O Prefeito João Dado esteve na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em Brasília, na última semana, em reunião com o Gerente da Agência, Evandro Torquato Sobrado, acompanhado do Chefe de Gabinete do Deputado Fausto Pinato, Dr. Rogério de Andrade. Na oportunidade, o Prefeito foi informado de que a transposição da linha férrea de Votuporanga está em 8º lugar na ordem de priorização de investimentos sugeridos pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil (MTPA).
De acordo com definição do MTPA, a ordem de prioridade de investimentos foi elaborada para a minimização de conflitos urbanos. “São mais de 50 projetos de transposição de linha férrea que aguardam liberação e nós estamos em oitavo, porque já temos o nosso projeto em fase bem avançada”, explicou o Prefeito João Dado.
Antiga reivindicação
Desde quando era Deputado Federal, João Dado já lutava pela causa, quando, junto com o então Prefeito Junior Marão, conseguiu que o DNIT efetuasse o projeto de engenharia da transposição da linha férrea em Votuporanga. Assim que iniciou seu Governo no Executivo, o Prefeito João Dado intensificou esforços para viabilizar as obras e atender a essa antiga reivindicação de Votuporanga. Inúmeras articulações já foram realizadas com os Governos Estadual e Federal buscando a liberação dos investimentos que devem ser feitos por órgãos e empresas que detém a concessão da malha ferroviária.
Em 2017, Dado recebeu representantes influentes do setor da ANTT, do DNIT/SP, da Rumo Concessionária e do Ministério dos Transportes. Na época, a comitiva foi acompanhada pelo Deputado Federal Márcio Alvino, ocasião em que o Parlamentar reafirmou a condição de prioridade para as obras em Votuporanga.
Projeto
Consta no projeto de transposição da linha férrea em Votuporanga, uma passagem subterrânea que beneficiará os moradores do bairro Sonho Meu e Palmeiras II, ligando a Av. República do Líbano à Estrada vicinal Fábio Cavalari; uma passarela possibilitando o acesso de pedestres e veículos de duas rodas à antiga Colônia da Fepasa; e um viaduto na vicinal Adriano Pedro Assi (Estrada 27), que liga Votuporanga a Sebastianópolis do Sul. As obras estão orçadas em cerca de R$ 12,5 milhões.