qui, 16 de janeiro de 2025

Tira casaco, coloca o casaco: vem mais frio intenso por aí

3
O Brasil terá mais um ciclone extratropical nesta semana, segundo um alerta do Inmet, Instituto Nacional de Meteorologia. Esse fenômeno estará associado a uma frente fria que deverá avançar de forma continental pelo Brasil, atingindo o Sul, e áreas do Sudeste e Centro-Oeste, inclusive, o sul da região amazônica, configurando um novo evento de friagem.
Enquanto a frente fria não chega, o calor vai aumentar. Desta segunda-feira, 10/07 até quarta, por exemplo, vai fazer calor, com temperaturas máximas de 33 graus no período da tarde.
Meteorologistas dizem que esses oscilações na temperatura são comuns no inverno da região de Rio Preto.
Nesta segunda-feira, 10/07, uma nova frente fria deve avançar pelo Sul do País. Este sistema terá rápido deslocamento pela região e, na madrugada de terça-feira, 11/07, avançará pelo litoral de São Paulo.
O dia terá muito vento entre a Região Sul, Mato Grosso do Sul e sul de São Paulo. Serão ventos intensos, com fortes rajadas que podem superar os 80 km/h em alguns pontos.
Esses ventos devem ganhar força, especialmente a partir de quinta-feira, 13/07, atingindo, também, áreas do litoral da região Sudeste.
Para a Região Noroeste Paulista, a previsão é de um novo recorde de frio. A expectativa é que cidades da região de Rio Preto registrem a menor temperatura do ano, entre quinta-feira, 13/07, e sábado, 15/07, quando os termômetros podem registrar mínima de 9°C.
No entanto, a partir de domingo, 16, a previsão do tempo aponta que a temperatura deve voltar a subir. Porém, por pouco tempo, já que novas frentes frias, comuns no inverno, devem atuar pelo interior de São Paulo e derrubar a temperatura até o final de julho. Janete Ribeiro/Fatos e Destaques: