Curiosa iniciativa também tem como objetivo destacar o problema dos animais indesejados no sudeste europeu
Sabe aquela cena trivial de jogadores entrando em campo com crianças? No Campeonato Romeno, saem as crianças e entram… cachorros! A iniciativa é uma forma de incentivar a adoção de animais abandonados.
A campanha – apelidada de “Preencha uma lacuna em sua vida” – também tem como objetivo destacar o problema dos cães indesejados no sudeste europeu, onde os abrigos estão lotados e animais de rua há muito perambulam pelas ruas.
– Esperamos motivar as pessoas que podem ver os cães trazidos pelos jogadores em seus braços e que os adotem. Até agora, dos 18 cães apresentados nos jogos, três foram adotados e outros três foram questionados, esperamos que a adoção aconteça com eles também – disse Anca Floarea, conselheira de uma ONG local de proteção animal.
Adoções internacionais são possíveis, mas a federação de futebol do país – em parceria com os canis locais – está focada principalmente na Romênia para a campanha que contará com seis cães em todas as partidas até o final da temporada.
No recente jogo da Academica Clinceni contra o FC Botosani, os jogadores entraram em campo segurando os filhotes adornados com um crachá e um lenço que facilita sua identificação nos sites de abrigos.