Ministro do Interior diz que 405 ficaram feridas e que operações de resgate continuam.
Um terremoto atingiu a Turquia nesta sexta-feira (24), informaram observatórios sismológicos locais e internacionais. O epicentro do tremor estava no leste do país, na província de Elazig.
Ao menos 15 pessoas morreram e outras 405 pessoas ficaram feridas, segundo o ministro do Interior, Süleyman Soylu. As operações de resgate ainda estavam em andamento às 19h30 (de Brasília) desta sexta.
De acordo com a Anadolu, o terremoto teve magnitude 6,5— o número foi revisado ao longo do dia. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, sigla em inglês) registrou magnitude 6,7 e disse que o epicentro foi localizado a 10 quilômetros de profundidade. Os valores ainda podem ser revisados.
A cerca de 4 km do epicentro do tremor, fica o distrito de Doganyol, localidade majoritariamente rural onde vivem quase 5 mil pessoas. Segundo o USGS, o terremoto também foi sentido na Síria, na Geórgia e na Armênia.
Próximo ao epicentro, também há a cidade de Sivrice, com quase 9 mil habitantes. O ministro do Interior, Suleyman Soylu, disse que quatro ou cinco prédios desabaram e causaram ferimentos em ao menos duas pessoas.
O ministro da Defesa da Turquia, Hulusi Akar, disse que não há relatos de vítimas até o momento nas áreas urbanas. Porém, soldados estão de prontidão para atender os chamados relacionados ao terremoto, sobretudo nas regiões rurais.
Terremotos na Turquia
A Turquia fica em região de atividade sísmica relativamente intensa, em que tremores ocorrem com alguma frequência. Em setembro de 2019, um terremoto feriu oito pessoas em Istambul, maior cidade do país.
Em 1999, dois terremotos atingiram o noroeste da Turquia e deixaram mais de 20 mil mortos, em um dos piores desastres naturais que o país sofreu.
FONTE: Informações | g1.globo.com