Um temporal na tarde desta terça-feira, 26, derrubou cerca de 200 árvores e danificou imóveis e veículos no distrito de Engenheiro Schmitt, em Rio Preto. Não houve feridos
Um temporal na tarde desta terça-feira, 26, derrubou árvores de pequeno e médio portes, danificou imóveis e carros e assustou os moradores do distrito de Engenheiro Schmitt, em Rio Preto. A Secretaria Municipal de Serviços Gerais e o Corpo de Bombeiros foram mobilizados, mas não houve feridos. A pasta afirma que ao menos 200 árvores caíram no distrito.
A imagem de dezenas de árvores derrubadas na praça Santa Apolônia assustou a farmacêutica Tatiana Silva, 35 anos. Ela diz que nunca viu algo parecido. “Foi uma chuva muito forte. Nunca vi algo assim. Deixou a gente bem assustado aqui em Schmitt. Caíram muitos galhos de árvores”, diz.
Proprietária de supermercado, Claudia Rodrigues ficou impressionada com a força do vento e a quantidade de árvores que foram derrubadas pela tempestade. “A força do vento arrancou 50 telhas do telhado da minha casa. A água inundou a laje e chegou a entrar em algumas lâmpadas. Nunca tinha acontecido isso antes”, diz a comerciante.
Segundo o secretário de Serviços Gerais, Ulisses Ramalho, a força do vento foi tão grande que chegou a arrancar árvores com raiz e tudo no distrito. “Uma árvore chegou a derrubar um muro e outra caiu em cima de um carro, mas felizmente ninguém ficou ferido com a tempestade, diz o secretário.
O coordenador de equipes da pasta, Marcos Rogério Castro, disse que, para auxiliar o trabalho de limpeza, a equipe conta com 25 trabalhadores braçais, além de motoristas de equipamentos pesados: um caminhão roll on, dois caminhões basculantes, uma retroescavadeira, uma pá carregadeira e dois caminhões munk foram ao local para fazer o trabalho pesado de corte dos troncos e retirada das árvores caídas e galhos espalhados pelas ruas do distrito.
Equipes da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) tiveram de ir até o distrito para restabelecimento de fornecimento de energia elétrica, porque a queda de árvores derrubou fios da linha de distribuição.
O coordenador da Defesa Civil, Carlos Lamin, afirma que vai enviar equipes até o distrito nesta quarta-feira, 27, para verificar a extensão dos danos. “Como caíram muitas árvores em cima de muros e telhados, vamos checar quais os danos estruturais que podem colocar em risco a vida dos moradores”, diz o coronel.
Lamin afirma que por enquanto não soube informar qual foi a velocidade do vento durante a tempestade no distrito, mas diz que a localidade foi atingida por fenômeno meteorológico. “Para esta quarta-feira também está prevista para a nossa região mais tempestades com fortes rajadas de ventos no final da tarde. Por isto, recomendamos aos moradores de Rio Preto, tomarem muito cuidado, principalmente com relação ao local de abrigo de árvores, porque tem muito risco de descargas elétricas e raios,” alerta o coordenador. A Prefeitura está fazendo um levantamento sobre a quantidade exata de árvores derrubadas.
Durante a tarde de terça-feira também choveu em Rio Preto, mas sem danos de acordo com informações do Corpo de Bombeiros.
Marco Antonio dos Santos – diarioweb.com.br