Formação de uma frente fria atingiu as regiões Sul e Sudeste deste ontem.
Após a massa de ar frio que atingiu o Sul e o Sudeste do país se afastar na última semana, as temperaturas voltaram a cair nestas regiões deste ontem (13), devido a formação de uma frente fria. De acordo com a previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o estado de São Paulo terá mínima prevista de 2°C na próxima quinta-feira (15).
Hoje, o estado de Santa Catarina é o que apresentou a temperatura mínima mais baixa, chegando a -4ºC. Os termômetros do Rio Grande do Sul chegaram a -3ºC e, no Paraná, a -2ºC. Segundo o Inmet, a tendência para os próximos dias é esquentar novamente na região. A massa de frio também refletirá nas temperaturas de outros locais, como Minas Gerais, com mínima de 4°C a partir de amanhã.
Esta é a terceira vez no inverno de 2019 em que uma massa de origem polar avança sobre o território brasileiro e ocasiona quedas nas temperaturas. O inverno brasileiro deste ano registra poucos eventos frios por causa da influência do fenômeno El Niño — o aquecimento acima do normal da porção central e leste do Oceano Pacífico Equatorial que dificulta a entrada do ar frio de origem polar.