qui, 16 de janeiro de 2025

Tamanduá-bandeira é flagrado tirando uma ‘soneca’ em prédio

3

Imagens do animal viralizaram nesta quinta-feira (28) em São José do Rio Preto (SP)

Um tamanduá-bandeira foi flagrado pelos corredores de um prédio comercial em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. As imagens do animal foram registradas nesta quinta-feira (28).

Pelas imagens, registradas pelo fotógrafo Ricardo Milani, é possível ver que o tamanduá anda tranquilamente pelo corredor e encontra um cantinho para descansar. Então, ele se deita para dormir.

Conforme apurado pela reportagem, a administração do prédio informou que não é a primeira vez que a espécie aparece por ali. Apesar da incomum visita, os tamanduás não representaram ameaça aos clientes ou funcionários.

A Polícia Ambiental disse que não foi acionada para resgatá-lo.

Risco de extinção

O tamanduá é um dos maiores mamíferos do país e também é muito antigo, considerado por pesquisadores um “fóssil vivo”. É um animal importante para o equilíbrio do meio ambiente – ele faz o controle de formigas e cupins – e a vulnerabilidade da espécie preocupa pesquisadores do país.

No caso do tamanduá-bandeira, por exemplo, um terço da população desapareceu nos últimos 25 anos. O tamanduá-bandeira sofre com caçadores, perda de ambiente, queimadas e é uma das espécies da fauna brasileira que mais morre nas estradas do país. G1