Paciente que descumprir isolamento ou retirar pulseira de identificação será multado em R$ 300. Segundo Secretaria de Saúde, medida passou a valer na terça-feira (6).
Um decreto da Prefeitura de Tabapuã (SP) que determina o uso de pulseiras de identificação por pacientes com suspeita ou confirmação da Covid-19, publicado em 23 de março, passou a valer nesta terça-feira (6).
De acordo com a publicação, o morador com suspeita da doença que procurar por atendimento vai receber uma pulseira amarela, que indica a necessidade de isolamento até o resultado do exame.
Em caso positivo para o coronavírus, o paciente deve continuar o isolamento e vai receber uma pulseira vermelha que pode ser retirada apenas por um médico do município.
Ainda segundo o decreto, caso o paciente retire a pulseira ou seja flagrado violando o isolamento, ele será multado em R$ 300.
A medida foi divulgada na terça-feira nas redes sociais da prefeitura, que também afirmou que o município intensificou a fiscalização em imóveis da cidade.
De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura, a cidade contabiliza 931 casos positivos da doença, sendo 823 pacientes recuperados.
Nova Granada
Nova Granada (SP) foi o primeiro município da região que aderiu à medida, no início de março.
Na época, a prefeita Tania Liana Toledo Yugar afirmou que a medida foi decretada depois que o município recebeu denúncias de pessoas com suspeita ou confirmação da doença que estariam descumprindo o isolamento domiciliar.