qua, 15 de janeiro de 2025

SVO vai reduzir em mais da metade número de autópsias

fun

De acordo com a Funfarme, quantidade que vem sendo feita está realizando qualidade do serviço.

A partir desta segunda-feira, 11 de novembro, o Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) da Funfarme passará a realizar exatamente o número de autópsias que tem capacidade, de cerca de 38 procedimentos por mês, totalizando 450 por ano. Até outubro deste ano, o SVO já realizou 950 autópsias, mais do que o dobro de sua capacidade. Somente as instituições de Saúde de Rio Preto enviaram 486 corpos para serem autopsiados.

A Funfarme vem comunicando esta decisão com antecedência às Prefeituras de Rio Preto e demais municípios da região e à secretaria de Estado. “Tivemos que tomar esta decisão porque está comprometendo a qualidade do SVO, serviço de extrema importância para a população”, explicou o diretor executivo da Funfarme, Dr. Jorge Fares.

Além de fazer mais do que o dobro do que recebe, o valor pago mensalmente pelo governo estadual, de R$ 35 mil mensais, insuficiente, segundo a Diretoria da Funfarme. O Estado informou que, a partir de janeiro de 2020, o repasse será de R$ 45 mil. O SVO tem por finalidade esclarecer a causa da morte que é desconhecida de pessoas que não foram vítimas de violência.

diarioweb.com.br