Dia 19 de maio, é o Dia Nacional de Doação de Leite Humano, por isso o Banco de Leite Humano de Votuporanga, órgão coordenado pela Secretaria Municipal da Saúde, faz um apelo às mães que estão em fase de amamentação para serem doadoras de leite materno, porque os estoques da unidade estão 75% abaixo do ideal.
De acordo com a pasta, a unidade oferece um serviço gratuito que promove o aleitamento materno e executa a coleta, a pasteurização e o controle de qualidade do leite destinado para alimentação dos recém-nascidos.
O Banco de Leite tem uma equipe que orienta as doadoras sobre a extração e armazenamento, oferece os frascos esterilizados e a bombinha extratora de leite. “Semanalmente, um colaborador do Banco de Leite Humano busca o leite armazenado na residência da doadora”, explicou a Secretaria da Saúde.
O leite materno é importante para todos os bebês, principalmente para os que estão internados e não podem ser amamentados pela própria mãe. “Ele supre todas as necessidades nutricionais, e contribui na formação do sistema imunológico, previne alergias entre outros benefícios que favorecem o desenvolvimento nos primeiros anos de vida”, destacou a pasta.
O atendimento do Banco de Leite é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. O órgão está localizado ao lado do Hospital “Fortunata Germano Pozzobon”, na rua Antônio Galera Lopes, 2.630. O telefone para mais informações é o 3421 – 9499 e pelo WhatsApp no (17) 99702 – 5112.
Quem pode doar leite humano?
Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano. Para doar, basta ser saudável e não tomar nenhum medicamento que interfira na amamentação. Interessadas podem procurar o Banco de Leite e obter informações. Os frascos para armazenamento do leite são esterilizados pelo órgão e enviados às doadoras.
Foto: Prefeitura de Votuporanga
O Banco de Leite fica ao lado do Hospital “Fortunata Germano Pozzobon”
Daniel Marques
[email protected]