Beneficiários do plano contam com equipe à disposição das 7h30 às 17h, na sede, sem a necessidade de agendamento
Com a chegada do verão e as chuvas cada vez mais frequentes, o alerta é para a dengue. De acordo com último levantamento divulgado na semana passada, aproximadamente 10 mil moradores contraíram a doença em Votuporanga, sendo que quatro delas faleceram devido às complicações.
O SanSaúde conversou com o médico de Família e Comunidade, Dr. Jallys Rafael Gonçalves Pessoa, que explicou os sintomas. “Os sintomas mais comuns de dengue são febre, dor no corpo, dor nas articulações ou nas juntas, dor na cabeça ou no fundo dos olhos, e em alguns casos, vermelhão no corpo e coceira”, disse.
Ele orientou como agir ao perceber que pode ter sido infectado com a dengue. “Principalmente, não se deve automedicar, porque alguns remédios podem interferir na doença e fazer com que ela piore. Então, sempre que tiver sintomas, o paciente deve procurar auxílio médico que vai indicar qual o melhor tratamento”, complementou.
Pronto Consulta
Para atender os pacientes com sintomas de dengue e outras demandas espontâneas, o SanSaúde possui o projeto Pronto Consulta, com profissionais qualificados, sem burocracia e muita agilidade.
Uma equipe está à disposição de segunda a sexta-feira, das 8 às 11h30 e das 13h30 às 17h. Os pacientes se dirigem até a sede do plano, retiram uma senha no toten e são atendidos de acordo com a ordem de prioridade. O serviço é preparado para atuar quando o paciente precisa realizar no mesmo dia ou no máximo no próximo e que não se caracteriza como uma urgência ou emergência médica, ou seja, que não está colocando sua vida em risco. “As pessoas com sintomas de dengue se enquadram na modalidade e podem nos procurar, que serão assistidas prioritariamente”, disse.
Sobre a doença
Segundo o médico, a doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti possui diferentes variações. A dengue hemorrágica é a versão mais grave, pois compromete a coagulação do sangue e pode levar à morte. “É importante destacar que só é transmitida através da picada do mosquito. Ela não é contagiosa, ou seja, o ser humano não é capaz de infectar outro”, afirmou.
O aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes podem indicar um sinal de alarme para dengue hemorrágica. Esse é um quadro grave que necessita de imediata atenção médica, pois pode ser fatal.
Tratamento
Uma das indicações, para quem contrai a doença, é tomar muito líquido para evitar a desidratação.
O especialista alertou que, para diminuir a proliferação do mosquito da dengue, é importante eliminar qualquer depósito de água parada dentro de casa ou no quintal. “A prevenção deve ser direcionada à eliminação das larvas já no nascedouro, evitando desta forma o acúmulo de água em qualquer recipiente. Neste sentido, cada um de nós, individual ou coletivamente, deverá ter a consciência focada na prevenção, evitando desta forma a proliferação de larvas”, finalizou.