Evento, aberto a toda a população, ocorrerá no próximo domingo (29), das 17h às 20 horas; objetivo é promover um bate-papo sobre o suicídio e a depressão.
No próximo domingo (29), o grupo Sorrisoterapeutas da UNIFEV realizará atividades no Parque da Cultura, em prol da campanha Setembro Amarelo. Com início às 17 horas, o evento Por onde anda o seu sorriso? contará com o apoio dos cursos de Educação Física, Medicina e Psicologia.
De acordo com a coordenadora do grupo, Profa. Ma. Caciane Dallemole Souza, o objetivo é promover um bate-papo com a população sobre o suicídio e a depressão. “A partir de atividades interativas e dinâmicas, o intuito é abrir espaço para o diálogo, como forma de prevenção e conscientização. Temos certeza que será uma tarde muito produtiva e especial”, afirmou.
Criado há seis anos, o Sorrisoterapeutas é formado por alunos e ex-alunos do Centro Universitário de Votuporanga. O grupo presta serviço voluntário em diversas entidades e unidades de saúde do município, a fim de humanizar a experiência da dor, do sofrimento e da perda, por meio do bom humor.
O projeto também contará com a parceria da ONG votuporanguense Liberdade de Amar, da iniciativa Convivendo Com Pacientes Extraordinários (Ccpe) e da fotógrafa e colunista Mari Rocha.
SETEMBRO AMARELO
No Brasil, a campanha Setembro Amarelo foi criada em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). O objetivo é associar a cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro).
Dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que a taxa de suicídios a cada 100 mil habitantes aumentou 7% no Brasil, ao contrário do índice mundial, que caiu 9,8%.
Embora os números mundiais estejam em queda, os dados ainda são alarmantes: cerca de 800 mil pessoas acabam com suas vidas todos os anos no mundo, o que equivale a uma morte a cada 40 segundos.
Conforme orientações da página oficial da campanha, alguns comportamentos são considerados como sinais de alerta, entre eles, isolamento, mudanças marcantes de hábitos, perda de interesse por atividades de que gostava, descuido com aparência, piora do desempenho na escola ou no trabalho, alterações no sono e no apetite e frases como “preferia estar morto” ou “quero desaparecer”.
Saiba mais sobre o Setembro Amarelo no site: www.setembroamarelo.org.br
SERVIÇO:
Setembro Amarelo: Por onde anda o seu sorriso?
Data: 29 de setembro (domingo)
Horário: 17h às 20 horas
Local: Parque da Cultura (próximo ao Oishi)