sex, 21 de fevereiro de 2025

Sessão Solene na Câmara dos Deputados destaca fortalecimento do BRICS e transição da presidência para o Brasil em 2025

A Câmara dos Deputados realizou, na manhã desta terça-feira,19, uma Sessão Solene em homenagem aos atuais e novos integrantes do BRICS. O evento, promovido pela Frente Parlamentar do BRICS no Congresso Nacional, sob a presidência do deputado federal Fausto Pinato (PP/SP), celebrou a expansão do bloco e sua relevância na governança global.

Estiveram presentes na mesa, além do deputado Fausto Pinato, o senador Irajá (PSD-TO), presidente do Grupo Parlamentar de Relacionamento com o BRICS, o embaixador Mauricio Lyrio, representante do Ministério das Relações Exteriores e designado como sherpa do BRICS, a Sra. Janete Vaz, presidente do Women Business Alliance, e o embaixador da Rússia, Alexey Labetskiy.

Durante seu discurso, o deputado Fausto Pinato ressaltou que o BRICS é mais do que um agrupamento econômico, sendo um importante foro de articulação político-diplomática entre nações emergentes. Ele destacou que o bloco tem desempenhado papel essencial na reformulação da governança internacional, promovendo um mundo mais equilibrado e inclusivo.

“O BRICS funciona como um escudo econômico e político, garantindo que seus membros tenham mais força e representatividade nas negociações globais. Nossa missão é continuar promovendo o desenvolvimento socioeconômico sustentável, sem abrir mão da soberania nacional e dos interesses estratégicos de cada país”, afirmou Fausto Pinato.

O parlamentar também ressaltou que o crescimento do bloco, que agora conta com 20 países entre membros e parceiros, demonstra a confiança global no BRICS como um catalisador de soluções inovadoras para desafios econômicos e geopolíticos. Segundo ele, mais de 30 países manifestaram interesse em se integrar ao agrupamento ao longo de 2024.

Outro ponto de destaque foi a transição da presidência rotativa do BRICS para o Brasil em 2025. “Teremos a missão de aprofundar a cooperação entre os membros, atrair novos investimentos e consolidar ainda mais a presença do BRICS na economia global. A Cúpula dos Líderes do BRICS, que acontecerá em 6 e 7 de julho de 2025, no Rio de Janeiro, será um marco para o futuro do bloco”, frisou o deputado.

A sustentabilidade também esteve entre os temas centrais abordados na sessão. Pinato reforçou o compromisso do Brasil e dos demais membros do BRICS com o desenvolvimento sustentável e anunciou a adesão da Frente Parlamentar do BRICS aos 20 Princípios Norteadores do ESG para o Marco Regulátorio do Desenvolvimento Sustentável, no âmbito do programa ESG20+.

A Sessão Solene também foi marcada pela entrega de moções de honra e louvor aos representantes diplomáticos dos países membros e parceiros do BRICS, reforçando a importância da cooperação internacional para o desenvolvimento econômico e social.

O evento contou com a presença de mais de autoridades governamentais, mais de 50 representantes diplomáticos, parlamentares e lideranças institucionais. A iniciativa reafirma o protagonismo do Brasil no fortalecimento das relações multilaterais e no compromisso com um modelo de governança global mais inclusivo e equilibrado.

Compartilhe!