Ação em parceria com a Academia de Artes, Ciências e Letras do Brasil (ACILBRAS) envolve diversas disciplinas da escola
Nas Escolas da Rede Sesi em todo o estado de São Paulo, a formação integral do aluno é o principal objetivo. Em Votuporanga, a unidade educacional aliou a História do Brasil às linguagens artísticas como parte das ações educativas com foco no Projeto de Vida. A ação, que tem a parceria da Academia de Artes, Ciências e Letras do Brasil (ACILBRAS) aconteceu na terça-feira (27/09) e resultou na visita da atriz Ana Carolina Rainha.
Na primeira fase do concurso ‘Linguagens Artísticas’, 27 alunos dos ensinos Fundamental II e Médio apresentaram trabalhos em diferentes áreas culturais, entre elas, dança, teatro, canto e declamação de poesia. O formato seguiu os mesmos padrões das audições de programas de talentos.
Os estudantes classificados para a grande final se apresentaram novamente tendo como jurada a atriz votuporanguense Ana Carolina Rainha. Ela interpretou Darcy Vargas na novela ‘Além da Ilusão’, da Rede Globo. A primeira-dama do país na era Vargas foi responsável por iniciativas precursoras na política assistencial e conquistas de direitos das mulheres que refletem até os dias atuais. A banca ainda contou com a participação de membros da ACILBRAS de Votuporanga e colaboradores do Sesi.
“O concurso privilegia um estudo multidisciplinar nas mais diversas áreas do conhecimento. Neste sentido, por meio dos estudos realizados nas áreas de Humanas e Linguagens, as quais tratam do período Vargas, foi possível o desenvolvimento deste projeto, com o intuito de incentivar e oportunizar aos alunos a atuar ativamente na sociedade, tornando-se multiplicadores de uma cultura que integre a Arte a outros campos de conhecimento, estimulando a associação entre teoria e práticas na sala de aula”, explica Livanéia Gomes, diretora da Escola Sesi.
Além de ser jurada no concurso, os alunos da escola tiveram a oportunidade de conversar com Ana Carolina Rainha sobre a construção e abordagem de temas sensíveis na teledramaturgia brasileira, sua carreira e a importância de se escolher uma profissão. Na ocasião, a ACILBRAS concedeu o título de acadêmico efetivo para a atriz, que assume a cadeira de número 742 da academia.
“Em tempos tão difíceis como os que vivemos na pandemia, a Arte foi um alimento para a alma de tantas pessoas. É preciso valorizar e incentivar todo o tipo de expressão artística. Fico muito honrada em representar esse movimento na academia”, contou Ana Carolina Rainha.