Equipamentos públicos administrados pela Pasta possibilitam que a terceira idade receba atenção especial.
Os equipamentos públicos administrados pela Assistência Social possibilitam que a terceira idade receba atenção especial. São dois Centros de Convivência do Idoso, um Centro Dia do Idoso, grupos nos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), além de entidades de longa permanência que recebem recursos municipais. O CMI (Conselho Municipal do Idoso) é deliberativo, sendo um canal de articulação entre poder público e sociedade civil.
Na última segunda-feira, dia 15 de junho, foi o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, data instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa. Neste ano, o tema ganha ainda mais relevância diante da pandemia da Covid-19.
O CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) é a unidade que recebe e acompanha as denúncias de violência contra os idosos. Abrange direitos humanos, trabalho e ainda políticas públicas para a juventude, oferecendo apoio e orientação especializados a indivíduos e famílias vítimas de todo tipo de violência. O CREAS tem por fundamento assegurar que o Estatuto do Idoso seja cumprido.
De 2019 até o presente momento, cerca de 200 casos são acompanhados pela equipe do CREAS. Deste número, somente em menos de 20 dias, foram denunciados 18 novos casos de violência contra a pessoa idosa. Em 2018, no mesmo período, a unidade acompanhava 150 idosos em situação de violência.
Quase 70% dos casos envolvem idosos do sexo feminino, a grande maioria são situações de negligência e abandono, seguidos de violência psicológica e física.
A expectativa de vida aumentou e os idosos estão vivendo mais. “Nos deparamos com idosos cuidando de idosos, o que ocasiona sobrecarga de cuidados, gerando exaustão, desgaste físico e emocional. O idoso não suporta, pois já não possui a mesma vitalidade”, explicou a coordenadora do CREAS, Daniela Ribeiro dos Santos.
O Secretário de Assistência Social, Thiago Augusto Francisco, explicou que todo trabalho dos profissionais da pasta visa construir uma sociedade inclusiva, em que todos sejam respeitados em sua dignidade humana. “Neste período de isolamento social, é importante lembrar que toda equipe tem acompanhado o público idoso de perto, por meio de contato telefônico e, em alguns casos, visitas presenciais com todo cuidado que este momento exige. Fazemos a nossa parte em cuidar da terceira idade, pois são pessoas que muito contribuíram para nossa sociedade”.
Como denunciar?
Um dos principais canais de denúncia é o Disque 100, além do CREAS. A unidade está localizada na Avenida Leonardo Commar, nº 1683, bairro Jardim Santa Iracema. O telefone é (17) 3421-6892