Tema deste ano é “Interagir, desenvolver e integrar”; o evento é realizado pelo Fórum Municipal dos Usuários do SUAS (FMSUAS), em parceria com a Secretaria de Assistência Social.
O seminário contará com uma programação especial. Na recepção, os participantes terão conhecimento sobre os resultados das reuniões do Fórum e acesso a uma exposição. Haverá ainda apresentação cultural com a fanfarra da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Votuporanga.
As inscrições podem ser feitas pelo e-mail [email protected]. Haverá entrega de certificado. Mais informações pelo (17) 3426-2600.
O seminário é uma iniciativa do Fórum Municipal dos Usuários do SUAS (FMSUAS) que, neste mês, comemora dois anos de fundação e conta com apoio e parceria da Secretaria de Assistência Social.
O Fórum é composto por usuários que estão presentes nos serviços, programas, projetos e benefícios de assistência social. É um espaço de articulação permanente dos usuários do SUAS e tem como principais propósitos o empoderamento dos usuários e a luta pela implementação da política pública de Assistência Social. As reuniões são promovidas mensalmente em diversas entidades assistenciais e unidades públicas, sendo abertas ao público.
Palestrantes
Após a abertura oficial do seminário, a primeira palestra é com Terezinha de Souza Moraes, usuária do SUAS, membro do Fórum e participante do PAIF no Grupo “Lutadores”, de Votuporanga. Ela debate o tema “Interagir, desenvolver e integrar”.
Em seguida, o convidado José Augusto Cordeiro, usuário do SUAS de Fernandópolis, aborda o tema “E a pessoa em situação de rua?”.
Dando sequência ao seminário, terá a palestra com Doralice Lopes Moreira Real, usuária do SUAS, que falará sobre “Linhas e trilhas no SUAS: nossa vida”. Ela é participante do PAIF no grupo “O Poder do Crochê”, realizado na Vila Carvalho.
Durante o seminário haverá a participação dos usuários do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Oeste de Votuporanga. O grupo falará sobre a experiência “E o nosso planejamento?”.
O seminário contará ainda com depoimentos dos usuários da Assistência Social, trabalhadores das unidades públicas e organizações da sociedade civil. Em seguida tem a colaboração dos participantes do evento que falarão sobre os “improvisos no SUAS”.
Para encerrar, o coordenador do FMUSUAS Votuporanga, Eurípedes Marques da Costa, ministrará o tema “Ontem e hoje no SUAS; amanhã, poderemos?”.