sex, 04 de abril de 2025

Secretaria de Esportes e Lazer realiza manhã de recreação a autistas e famílias

Objetivo é levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra indivíduos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista


A Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, convida pessoas que apresentam Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias para uma manhã especial de lazer e inclusão.
 
O evento “Informação gera empatia, empatia gera respeito” acontece neste sábado, 5 de abril, das 9h às 11h, no Centro de Convivência do Idoso “Francisco Pignatari”, que fica na Rua Presidente Juscelino K. de Oliveira, nº 4.236, bairro Vila Paes.
 
A ação é promovida em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado em 2 de abril e tem como objetivo levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra indivíduos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
 
O secretário de Esportes e Lazer, Marcello Arenas Stringari, informa que o evento é aberto a toda população e será o momento ideal de divulgar os serviços e ações da pasta para toda a comunidade.
 
A programação contará com brinquedos infláveis, como escorregador, piscina de bolinha e pula-pula, além de atividades recreativas com monitores para garantir momentos de diversão e integração. Haverá pipoca e algodão-doce. Para começar o dia, será servido café da manhã às 9h.
 
Votuporanga mais inclusiva: compromisso e ações para o autismo
Prefeitura de Votuporanga reafirma seu compromisso com a inclusão ao oferecer uma série de serviços e ações gratuitas voltadas para autistas e suas famílias, com iniciativas que promovem acessibilidade, qualidade de vida e desenvolvimento.
 
O prefeito Jorge Seba acredita que inclusão não é apenas um ideal, mas um compromisso diário. “Com ações concretas, como o incentivo ao esporte, à educação especializada e o suporte às famílias, estamos avançando para garantir mais qualidade de vida e oportunidades para todos. Seguimos juntos, construindo uma cidade cada vez mais acolhedora e acessível”, falou.
 
Por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, são atendidos cerca de 90 autistas em aulas de natação aos sábados no CCI da Vila Paes. A prática esportiva é essencial para o desenvolvimento psicomotor e pode ajudar a reduzir comportamentos repetitivos, proporcionando mais qualidade de vida. Os interessados podem obter informações pelo (17) 3426-1200.
 
A Secretaria de Cultura e Turismo conta com o Cinema Cultural que exibe Sessão Azul aos finais de semana, voltada para pessoas com TEA. A programação sempre é divulgada nas redes sociais da Prefeitura e Secretaria de Cultura e Turismo.
 
A Secretaria de Direitos Humanos emite a Carteirinha PcD, que é um documento de identificação para a pessoa com deficiência. Com ele em mãos, as pessoas com deficiência não precisam mais andar com vários laudos médicos e atestados para comprovar a deficiência, principalmente para os casos que não são visíveis. Além disso, garante acesso prioritário a diversos serviços públicos e privados. A emissão é feita pela Secretaria de Direitos Humanos, que fica na Rua São Paulo nº 3.771, bairro Patrimônio Velho. O telefone para mais informações é o (17) 3422-2770.
 
Na área da saúde, Votuporanga conta com o Caps Infantil (CAPS i), que é um espaço multidisciplinar pioneiro na região, atendendo crianças com autismo e outros transtornos, impactando positivamente a vida de muitas famílias. O espaço fica na Avenida República do Líbano nº 1.849, bairro Jardim Residencial Dharma. O telefone é (17) 3421-5574.
 
A Secretaria da Educação, em sua rede municipal de ensino, possui aproximadamente 400 alunos público-alvo da educação especial, sendo que 73% correspondem ao público autista.
 
A pasta conta com o AEE (Atendimento Educacional Especializado), um importante aliado para garantir o necessário para que o processo de ensino e aprendizagem ocorra de forma plena e significativa para os estudantes. O atendimento acontece no contra-turno das salas regulares e é ofertado por professores especialistas de forma individualizada ou em pequenos grupos.
 
Além disso, o PEI (Plano Educacional Especializado) é elaborado e executado pelos professores envolvidos no processo educacional dos alunos, garantido por lei, para equidade no atendimento, acesso, permanência e garantia de aprendizagem e inclusão escolar. É um direito de alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem; público alvo da educação especial; necessidades educacionais específicas ou condições que exigem adaptações no processo de ensino-aprendizagem.
 
A Secretaria da Educação também realiza formação com a equipe gestora e professores da rede municipal, e recentemente assinou termo de adesão à parceria entre o Comitê Paralímpico Brasileiro para formação de docentes.
 
A formalização deste compromisso é essencial para a consolidação das ações voltadas à educação inclusiva.
 
Para os alunos com restrições alimentares, a rede municipal oferece um cardápio adaptado conforme orientação médica, garantindo a segurança alimentar dessas crianças.
Os alunos público-alvo da Educação Especial que necessitam de transporte escolar contam com traslado gratuito casa/escola e escola/casa, garantindo seu acesso às atividades escolares.
 
A rede municipal oferece um serviço de apoio para alunos da Educação Especial, auxiliando em diversas atividades escolares, como: alimentação, higiene, locomoção e autocuidado. O profissional de apoio segue sempre as orientações do professor da turma, responsável por todos os alunos da sala. Em salas com mais de um aluno da Educação Especial, o serviço de apoio é realizado de forma compartilhada. Este serviço é prestado por Técnicos em Educação, que passam por formação continuada, além de estagiários de Pedagogia, Educação Física e Psicologia, que também atuam no suporte aos alunos.

Compartilhe!