Primeira etapa da Campanha será concluída no próximo dia 13 de março em Votuporanga.
Nesta primeira etapa, a Campanha é voltada exclusivamente para crianças de cinco anos a adultos de até 19 anos, que não possuem a vacina em dia. A aplicação da vacina se dá por meio da tríplice viral, que além do sarampo, protege as pessoas da rubéola e caxumba. A aplicação da vacina é a única forma de prevenir a ocorrência de sarampo na população, sendo a principal medida de controle da doença.
De acordo com o Setor de Imunização, até o dia 27 deste mês, mais de 840 pessoas compareceram nas Unidades de Saúde, sendo que 75 indivíduos precisaram ser vacinados por não possuírem a vacina em dia. Neste momento, uma equipe começou a ir às escolas estaduais para vacinar adolescentes, mediante autorização dos pais ou responsáveis.
“Serão vacinadas todas essas pessoas incluídas no público-alvo que não foram vacinadas contra a tríplice viral, e quem não está com a vacinação em dia. É importante que essas pessoas ou responsáveis levem a sua caderneta de vacinação para ser avaliada pelo profissional de saúde da Unidade”, esclarece Danieli Fortilli, enfermeira responsável pelo Setor de Imunização da Secretaria da Saúde.
Sarampo
O sarampo é uma doença infecciosa aguda e viral, provocada pelo morbilivirus, com elevada transmissibilidade e que pode acometer pessoas de qualquer idade.
Os principais sintomas do sarampo são: febre com erupções na pele, acompanhadas por tosse, coriza e/ou conjuntivite. Ao apresentar esses sintomas, o paciente deve evitar o contato com outras pessoas e procurar imediatamente a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou a Unidade de Saúde a que pertence.