Seminário de capacitação de empreendedores ocorreu dos dias 4 a 9 de novembro no Parque da Cultura e contou com a participação de 23 pessoas
De 4 a 9 de novembro, o Sebrae-SP, em parceria com o Consórcio de Turismo Intermunicipal da Região Turística Maravilhas do Rio Grande (Cotimarg), promoveu o seminário Empretec em Votuporanga. O evento ocorreu no Parque da Cultura e contou com a presença de 23 participantes, todos atuantes no setor de turismo local, como alimentação, agências de turismo, hotelaria, turismo rural e artesanato.
A abertura do seminário foi marcada pela presença do prefeito de Votuporanga, Jorge Seba, que reforçou a importância da iniciativa para fortalecer o turismo na cidade e na região.
“Momentos como esse são de extrema importância, já que permitem aprimorar habilidades, fortalecer negócios e contribuir para o desenvolvimento da nossa região. Recentemente, fomos destaque no Estado no prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora com o Cotimarg, que é mais um exemplo de como a união de esforços pode transformar a vida das pessoas e gerar oportunidades. A parceria com o Sebrae-SP é essencial para todo esse sucesso”, destacou o prefeito.
O gerente regional do Sebrae-SP, Marcos José Amâncio, ressaltou a relevância do evento e principalmente a parceria com o Cotimarg, que reforça o compromisso com o fortalecimento do turismo intermunicipal.
“O Empretec é uma oportunidade única para que os empresários da nossa região melhorem suas práticas, aproveitem as novas tendências e ofereçam produtos e serviços diferenciados, atraindo cada vez mais visitantes”, comentou o gerente.
O curso tem sido um divisor de águas para diversos empreendedores participantes, que relataram ter um impacto profundo tanto nas vidas pessoais quanto nas trajetórias empresariais dos participantes.
Alessandra Rocha, de Valentim Gentil, destacou que o Empretec mudou sua visão de negócios, ampliou sua mentalidade e fortaleceu seu compromisso com suas empresas — uma clínica de estética, uma escola de balé e uma saboneteira artesanal.
Para Fabiana Borges, de Fernandópolis, o curso foi uma “revolução de ideias” que não só aprimorou sua percepção sobre empreendedorismo, mas também sobre seu comportamento em diversas esferas da vida. Sarah, também de Valentim Gentil, é proprietária da hamburgueria Capitão Cabana e descreveu o Empretec como uma experiência transformadora, ajudando-a a resgatar sua autoconfiança e a voltar ao mercado com uma nova perspectiva.
Já Juliana Hurtado, de Votuporanga, que trabalha com o design de peças artesanais em madeira na sua empresa Oca Objetos, vê no curso uma oportunidade de replanejar sua atuação e ampliar os objetivos de sua marca, conectando ainda mais seu público à natureza por meio do reaproveitamento de materiais.
Maria Fernanda Morena, que atua na Secretaria de Cultura e Turismo de Fernandópolis, também participou do evento e vê na experiência do Empretec uma chance de aplicar novas técnicas de planejamento e organização tanto no campo pessoal quanto profissional. “Está sendo muito bom porque estou conseguindo rever e enxergar coisas que eu não via antes, como posicionamento, posturas e atitudes que, muitas vezes, me prejudicavam no dia a dia”, destaca Maria, que busca implementar essas mudanças para potencializar o desenvolvimento do turismo em seu município.
Daniele Pierini, empreendedora à frente da Lord Lion Cervejaria em Votuporanga, também compartilhou o impacto do curso em sua trajetória. Com mais de uma década de experiência, Daniele deixou um cargo executivo no Senac para se dedicar exclusivamente ao próprio negócio, que hoje abrange a fabricação de chopes e cervejas, um bar restaurante e uma distribuidora regional. Para ela, o Empretec representa uma oportunidade de despertar novas atitudes empreendedoras, essenciais para acompanhar as mudanças de mercado e os novos perfis de consumidores.
“Acho que é uma oportunidade de sair da zona de conforto, fazer uma autoanálise e entender o que podemos melhorar para entregar com excelência”, comentou Daniele.
Cotimarg e Sebrae-SP
A união entre Sebrae-SP e o Consórcio Turístico Intermunicipal Maravilhas do Rio Grande (Cotimarg), tem conquistado espaço e reconhecimento no desenvolvimento regional do turismo no Noroeste Paulista. Em um sinal desse sucesso, a parceria foi vencedora na categoria Governança Territorial da etapa paulista do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, que em sua 12ª edição reconheceu a gestão pública comprometida com o fomento do empreendedorismo e a inovação na administração municipal.
O projeto premiado, intitulado “Turismo em Destaque no Desenvolvimento Regional”, atua para fortalecer o turismo local em 14 municípios que integram a Região Turística Maravilhas do Rio Grande: Votuporanga, Cardoso, Fernandópolis, Guarani D’Oeste, Indiaporã, Macedônia, Meridiano, Mira Estrela, Ouroeste, Paulo de Faria, Pedranópolis, Populina, Riolândia e Valentim Gentil. A colaboração entre essas cidades permite que o turismo seja promovido em conjunto, para aproveitar suas semelhanças e suas atrações para criar uma escala de atuação maior e mais competitiva no setor.