qui, 16 de janeiro de 2025

Saúde realiza Dia D do Outubro Rosa e da Campanha de Vacinação contra o Sarampo neste sábado

KIEV, UKRAINE - MAY 15: Sonya Yanchuk,
age 1, sits in her mother Nadia Yanchuk's lap as nurse Mariana Gonchara (L) administers a measles vaccine shot in health clinic ? 10 on May 15, 2019 in Kiev, Ukraine. As Ukraine struggles with its largest measles outbreak in decades, registering 35,000 cases and 14 deaths in the first three months of 2019, the disease has spread to other European countries and the United States. (Photo by Brendan Hoffman/Getty Images)

A ação é realizada pela Secretaria Municipal da Saúde da Prefeitura de Votuporanga, das 8h às 17h.

As Unidades de Saúde estarão mobilizadas neste sábado (19/10) para o “Dia D” das Campanhas Outubro Rosa e de Vacinação contra o Sarampo. A ação é realizada pela Secretaria Municipal da Saúde da Prefeitura de Votuporanga, das 8h às 17h.

Durante a Campanha de Vacinação contra o Sarampo, os técnicos das Unidades avaliarão a situação vacinal de cada paciente para a aplicação da vacina tríplice viral, que protege ainda contra a caxumba e a rubéola, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação.

Nesta primeira etapa, promovida até a próxima sexta-feira (25/10), a Campanha é voltada exclusivamente para crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade. A aplicação da vacina é a única forma de prevenir a ocorrência de sarampo na população, sendo a principal medida de controle da doença.

O sarampo é uma doença infecciosa aguda e viral, provocada pelo morbilivirus, com elevada transmissibilidade e que pode acometer pessoas de qualquer idade.

Outubro Rosa

Votuporanga participa da campanha mundial, que visa conscientiza o público feminino sobre o câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. No decorrer deste mês, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, as mulheres deverão procurar a sua unidade de saúde para avaliação.

Esforços estão sendo intensificados para detecção precoce do câncer de mama e de colo de útero. Os profissionais das unidades da Secretaria Municipal da Saúde estão preparados para orientar as pacientes sobre a prevenção do câncer de mama, que consiste na realização do exame clínico das mamas, solicitação de mamografia (se necessário) e exame de Papanicolau, sem agendamento prévio.

É necessário o apoio das mulheres à esta causa, pois o diagnóstico precoce é o meio mais eficaz para o tratamento.