qui, 16 de janeiro de 2025

Saúde confirma sete casos da variante Ômicron em Rio Preto; agências bancárias fecham as portas

image(1)

Segundo a Saúde, todos os casos são em adultos jovens, que estão com sintomas leves

A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Preto confirmou na tarde desta segunda-feira, dia 3, sete casos de contaminação de moradores pela variante Ômicron do coronavírus. A confirmação chega em meio ao aumento da procura por testes em hospitais particulares e da rede pública, motivados pelo crescimento de casos de síndromes respiratórias – além da Covid, a Influenza está circulando. Especialistas atribuem o crescimento às festas de fim de ano.

Segundo a Saúde, todos os casos são em adultos jovens, que estão com sintomas leves. O primeiro caso da Ômicron na região de Rio Preto tinha sido confirmado em 22 dezembro do ano passado, em Mirassol. A paciente era uma mulher de 42 anos, que também teve sintomas leves e se recuperou.

O primeiro caso da variante em Rio Preto foi recebido na noite de domingo, 2, pela gerente do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretária de Saúde de Rio Preto, Andreia Negri. “A pessoa está com sintomas leves, isolada em casa, sem necessidade de internação hospitalar, mas está sendo acompanhado pela Secretaria de Saúde. É um adulto jovem, mas não vamos divulgar o perfil”, afirmou. Os exames foram realizados pelo laboratório da Famerp.

Devido ao surgimento dos primeiros casos da variante Ômicron e do aumento de casos positivos, a Prefeitura estuda usar uma unidade de saúde para acolhimento das pessoas contaminadas pela Covid, a exemplo do que fez durante a alta de casos em 2021. A escolha do local vai depender de reunião interna da secretaria para definir qual o local mais adequado.

“Vamos intensificar o atendimento ao público, via telemedicina, feita por celular. A decisão foi tomada porque as pessoas apresentam casos leves, sem necessidade de ir até uma unidade de saúde. Isso evitar o risco de propagação do vírus por meio do contato físico”, diz médico André Baitello, assessor especial da Secretaria de Saúde.

Segundo a pasta, as unidades de saúde estão registrando aumento considerável no número de atendimentos. A pasta está aumentando as equipes médicas e de apoio para reduzir o tempo de espera para atendimento. “A Saúde recomenda que as pessoas utilizem o sistema de Telemedicina para consultas on-line para tratamento de casos leves e moderados de gripe. Em caso de sintomas como coriza, mal-estar, dor no corpo, tosse seca e dor de garganta, os munícipes devem ligar para o serviço de Telemedicina, no telefone 0800 77 22 123”, disse em nota.

Testes rápidos

No mês de novembro, foram realizados 5.356 atendimentos de casos respiratórios no Pronto Atendimento da Unimed Rio Preto, adulto e infantil. Em dezembro, este número subiu para 7.146, aumento de 33,42%.

“Uma situação que preocupa, tanto que já estamos com um plano de ação pronto caso haja necessidade. Nossa recomendação é para que as pessoas não parem de se prevenir, continuem utilizando a máscara da forma correta, higienizando as mãos e mantendo distanciamento social adequado”, afirma o presidente do Conselho de Administração da Unimed Rio Preto, José Luis Crivellin.

No Hospital Austa, a quantidade de diagnósticos de Covid subiu de 1.153 para 1.426 casos, na comparação entre os meses de novembro e dezembro do ano passado.

A doutora em virologia Carolina Pacca, professora do curso de medicina da Faceres, explica que a vacina evita a manifestação de sintomas mais graves da doença, além de internações e mortes, mas não impede totalmente a contaminação. “Mesmo os vacinados precisam manter o uso de máscara e evitar aglomerações, porque ainda estão sujeitos a serem contaminados pela variante Ômicron. A pandemia ainda não acabou”, alerta.

Bancos fechados

A suspeita de contaminação de funcionários pela Covid-19 fechou quatro agências do banco Santander nesta segunda-feira, 3, em Rio Preto. Os estabelecimentos retomarão o atendimento ao público depois de receberem o resultado da testagem dos funcionários, segundo informações do Sindicato dos Bancários de Rio Preto

O diretor do sindicato, Daniel Ferreira, diz que o fechamento faz parte do protocolo interno do Santander, após ser constatado que pelo menos um funcionário de cada uma das unidades foi infectado pelo coronavírus.

“Por prevenção, a ordem é suspender o atendimento ao público, inclusive para preservar a vida de funcionários e clientes. Depois do diagnóstico e da identificação dos casos positivos, os trabalhadores contaminados cumprirão o tempo de quarentena, enquanto os bancários não infectados poderão retornar ao trabalho”, explica o sindicalista.

Em nota, o Santander informou que a reabertura está programada para acontecer entre terça, 4, quarta-feira, 5. “Neste período, os clientes têm como alternativas as agências da rua Campos Salles, 1.777; avenida Nossa Senhora da Paz, 2.443; avenida. Potirendaba, 1.603; e avenida Alberto Andaló, 3.250”. (MAS).

Marco Antonio dos Santos – diarioweb.com.br