qua, 15 de janeiro de 2025

Santa Fé do Sul realiza ação para controlar entrada de turistas durante feriado de Tiradentes

barreita

Objetivo é combater a propagação do coronavírus, causador da Covid-19.

A Prefeitura de Santa Fé do Sul/SP reinstalou três barreiras sanitárias nesta sexta-feira (17) para controlar a entrada de turistas no município. O objetivo é combater a propagação do novo coronavírus, causador da Covid-19.

De acordo com a chefe da Vigilância Epidemiológica de Santa Fé do Sul, Valéria Compoi, a ação foi retomada por conta do feriado de Tiradentes, celebrado na terça-feira (21).

“Nós resolvemos manter as barreiras porque muitas pessoas vieram para o município na semana passada. Portanto, a barreira vai permanecer até segunda-feira (20). Gostamos muito que os turistas visitem nosso município, mas estamos pedindo para eles permanecerem em casa”, afirma.

Ao passar pelas barreiras sanitárias, que foram instaladas nos principais acessos da cidade, o motorista é parado e precisa responder alguns questionamentos.

“Todas as medidas estão seguindo as recomendações de reunião que fizemos com a promotoria da cidade. O trabalho surtiu efeito em outros momentos e decidimos continuar com o monitoramento”, diz Valéria.

Cursos para garantir a segurança

Comerciantes de Santa Fé do Sul estão participando de cursos ministrados por equipes da Secretaria de Saúde.

O objetivo é garantir a segurança dos funcionários e clientes para uma futura reabertura das lojas e estabelecimentos.

Ao todo, 22 comerciantes de diferentes seguimentos participaram do curso desta sexta-feira. Eles aprenderam a forma correta de se proteger durante a pandemia do novo coronavírus.

“É ensinar o passo a passo para uma futura reabertura do comércio com segurança. Nós ensinamos desde a entrada do comércio até a limpeza e higienização dos locais”, diz a secretária de Saúde, Rosana Vassoler.

O curso é ministrado de forma rápida, dura no máximo uma hora. Os comerciantes assinam um termo de compromisso para seguir à risca as orientações.

“É uma segurança para a nossa cidade na hora de receber os clientes da melhor maneira possível”, afirma a comerciante Mara Dantas.

Não é obrigatório fazer os cursos, mas equipes da Vigilância Sanitária vão fiscalizar os estabelecimentos quando o comércio for autorizado a retomar as atividades. Portanto, quem conseguir deve participar.

FONTE: Informações | g1.globo.com