Profissionais do Hospital e do SanSaúde participaram do evento, com objetivo de conscientizar sobre a importância de cuidar da saúde mental
Cuidar da mente é cuidar da saúde. O Complexo Santa Casa Votuporanga reuniu profissionais de peso para falar sobre o Janeiro Branco, campanha que visa conscientizar sobre a saúde mental no dia a dia.
O bate-papo foi realizado nesta terça-feira (31/1), no Espaço Unifev Saúde. O psiquiatra do SanSaúde, Dr. Fernando de Biazi Andreotti, foi quem abriu o evento, explicando um pouco mais sobre depressão.
A depressão, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), será a principal doença que acometerá a população em 2030. Segundo a OMS, a patologia será a mais comum do mundo, a frente de problemas cardiovasculares e neoplasias. Desde 2009, o transtorno depressivo é considerado a terceira maior causa de afastamento de trabalho.
Dr. Fernando destacou que é preciso atenção para as pessoas depressivas. “O médico deve avaliar o risco real de suicídio e necessidade de internação”, disse. Ele citou alguns fatores de risco, como hereditariedade.
A prevenção, de uma maneira geral, é cuidar da saúde física para não adoecer. “Deficiência de vitamina, problemas com tireoide interferem no quadro depressivo. Outras doenças como as cardiovasculares desenvolvem depressão também”, enfatizou o psiquiatra.
Para o Dr. Fernando, todo mês deveria ter ações voltadas para a saúde mental, como forma de incentivar o autocuidado.
Os psicólogos do Hospital, Isabela Lima e Igor Parise, destacaram a importância da campanha Janeiro Branco. “Não podemos esquecer que o propósito da saúde mental é proporcionar saúde também, tratar ser humano não só físico, mas em outros aspectos, incluindo os emocionais. A ação escolheu o mês de Janeiro, por iniciar o ano e fazer uma mudança de ciclo de vida. É a possibilidade de cuidar mais de nós”, disse Igor.
Igor enfatizou que o autoconhecimento é importante para a saúde mental e pode ser direcionado com acompanhamento de profissionais da Psicologia e outros recursos.
Por sua vez, Isabela pontuou medidas para ter saúde mental em dia, como boas noites de sono e prática de exercícios. “É fundamental a higiene do sono. Prepare o ambiente, deixando um clima agradável e escuro, uma hora antes de dormir. Também não é aconselhável ingestão de bebidas como café e outras estimulantes. Cuidado com o uso de celular neste período”, disse.
A psicóloga também falou do planejamento das ações cotidianas. “Organizar a rotina, fazer uma lista de tarefa ajuda a ter um dia mais leve e tranquilo”, complementou.
Finalizando o evento, o fisioterapeuta Juliano Bonfim Ferreira enfatizou a importância da prática de exercícios físicos. “Quando nos movimentamos, liberamos energia e hormônio, desenvolvendo bem-estar”, finalizou.