Segundo a administração, o hospital está operando muito próximo do limite há 40 dias.
A Santa Casa de Santa Fé do Sul/SP atingiu 100% de ocupação nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinados a pacientes infectados pelo novo coronavírus. Ao todo, cinco usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) recebem atendimento intensivo nesta terça-feira (11).
Em enfermaria, existem 10 vagas. Atualmente, sete delas estão ocupadas, o que representa 70% de ocupação. Quase todos pacientes internados são de Santa Fé do Sul, mas é comum que moradores de outros estados sejam encaminhados para o hospital.
Segundo a administração, a Santa Casa está operando muito próximo do limite há, pelo menos, 40 dias. Na semana passada, por exemplo, a ocupação ficou apenas um dia abaixo dos 100%, porque um paciente morreu. No entanto, no dia seguinte, a vaga já não estava disponível.
Para ampliar a capacidade, a unidade está realizando uma reforma, que deve terminar no fim do mês de agosto. Ao todo, serão criados mais dois leitos de UTI para atendimento de pacientes com Covid-19.
Santa Fé do Sul faz parte do Departamento Regional de Saúde (DRS) de São José do Rio Preto/SP e está na fase dois (laranja) do Plano São Paulo. No entanto, autorizou uma maior flexibilização das atividades econômicas.
Com restrições e regras para evitar novos contágios pelo novo coronavírus, salões de beleza, barbearias e padarias, por exemplo, estão realizando o atendimento presencial aos moradores da cidade.
A prefeitura informou que atendeu a um pedido dos comerciantes, mas que tomou as atitudes após analisar critérios técnicos. Entre eles, melhorias nos índices de crescimento da doença, superação dos casos positivos e curados e o início da fase de declínio da doença.
Atualmente, o município contabiliza 554 moradores infectados e 21 mortes causadas pela Covid-19. Ao todo, 398 moradores estão recuperados.
FONTE: Informações | g1.globo.com