Projeto tem como base nas orientações do Programa Nacional de Controle ao Tabagismo (PNCT) do Instituto Nacional do Câncer (INCA); encontros são semanais
A nicotina é uma droga poderosa que chega rapidamente ao cérebro e pode levar ao desenvolvimento de dependência química e psicológica. Dar fim ao tabagismo é uma decisão desafiadora, que exige uma boa dose de força de vontade, mas os benefícios de uma vida nova sem cigarro superam em muito as dificuldades.
Está pensando em parar de fumar ou já começou o seu processo? O SanSaúde implantou grupo antitabagismo para os conveniados, com profissionais à disposição em reuniões baseadas em informação, suporte psicológico e cooperação.
O primeiro encontro será realizado nesta quinta-feira (27/10), às 19h, na sede do plano, com o tema “Entender por que se fuma e como isso afeta a saúde”. O médico da Família e da Comunidade, Dr. Ernesto Hoffmann, e a enfermeira de família do programa de Atenção Primária à Saúde do SanSaúde, Sandra Baracat, intermediam as reuniões.
Cada encontro tem a duração de 1h30, dividido em quatro momentos, sendo os três primeiros momentos de 25 minutos com foco na atenção individual, estratégias e informações, revisão e discussão e o último de 15 minutos envolvendo tarefas.
A metodologia utilizada é a sugerida pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA). Baseado em estudos científicos, o formato se mostrou uma das maneiras que mais traz resultado para o abandono do tabaco.
Dr. Ernesto deu detalhes da iniciativa. “As reuniões são às quintas-feiras, com duração de 1h30. A ideia é a construção de um grupo bastante unido, cooperativo e organizado. Mesclamos estratégias motivacionais com explicações médicas sobre o tabagismo. Analisando caso a caso, são prescritas medicações para auxílio ao abandono do vício conforme a necessidade de cada participante”, disse.
Serão discutidos: “Como são os primeiros dias sem o hábito”; “Como vencer os obstáculos para permanecer sem cigarro”; “Benefícios obtidos após largar o vício”; “Orientações sobre medicamentos de auxílio no abandono ao tabagismo”; “Suporte emocional e retirada de dúvidas”; “Apoio ao paciente” e “Preparo para manutenção da vida sem o tabaco após o fim do tratamento”.
Dr. Ernesto frisou que o tratamento tem como objetivo a aprendizagem de um novo comportamento, “através da promoção de mudanças nas crenças e desconstrução de vínculos que levam ao tabagismo”.
A gestora do plano, Luana Romero, convidou a todos para participar. “O nosso objetivo é ajudar os beneficiários a deixarem de fumar, fornecendo-lhes ferramentas úteis, informações e estratégias necessárias para direcionar seus próprios esforços nesse sentido. Buscamos a conscientização dos malefícios causados pela dependência ao tabaco, por meio de troca de experiências e apoio mútuo com profissionais. Convidamos nossos conveniados para as reuniões”, disse.
Inscrição
Para se inscrever no programa, o usuário deve entrar em contato na sede do SanSaúde presencialmente na rua Osvaldo Padovez, 3063 ou pelo telefone (17) 3426-3000. As vagas são limitadas.
Malefícios para os fumantes
Dentre os principais malefícios que o cigarro traz os fumantes, podemos destacar:
– O tabagismo diminui a expectativa de vida dos homens em cerca de 12 anos e das mulheres em 11 anos;
– Ficam mais suscetíveis ao aparecimento de rugas e envelhecimento precoce;
– Maior dificuldade para sentir cheiros e sabores;
– Para as mulheres, a menopausa chega antes e a voz perde o tom feminino;
– Usam 50% mais a assistência médica;
– Perdem 6% do tempo de trabalho fumando;
– Dentes amarelados;
– Calvície e impotência sexual;
– A nicotina acaba com a capacidade de renovação da pele.
– 80% dos casos de câncer de pulmão são causados pelo tabaco;
Benefícios adquiridos ao parar de fumar
Os benefícios adquiridos ao parar de fumar podem ser notados instantaneamente. Veja a seguir quais são esses benefícios e em quanto tempo eles começam a ser percebidos:
– Após 20 minutos: a pressão arterial e a frequência do pulso voltam ao normal;
– Após 2 horas: não há mais nicotina circulante no sangue;
– Após 8 horas: os níveis de monóxido de carbono, presentes no sangue, atingem os valores normais e o nível de oxigênio aumenta;
– Após 24 horas: os pulmões passam a funcionar melhor e os brônquios já começam a limpar os resíduos deixados pelo tabaco;
– Após 48 horas: o olfato já pode sentir melhor os cheiros e o paladar degusta melhor a comida;
– De 2 a 12 semanas: a pele fica menos oleosa, a capacidade pulmonar aumenta em 30% e a circulação sanguínea melhora significativamente;
– De 1 a 9 meses: o volume de tosse e a respiração ofegante diminuem;
– Após 1 ano: o risco de doenças cardíacas, como o infarto, cai pela metade;
– Após 5 anos: o risco de AVC é reduzido e o risco de infarto do miocárdio e de morte por ataque cardíaco se aproximam ao de uma pessoa que nunca fumou;
– Após 10 anos: o risco de sofrer um infarto será idêntico ao de quem nunca fumou;
– De 10 a 15 anos: a expectativa de vida se iguala à de pessoas não fumantes;
– Após 15 anos: o risco de desenvolver câncer de pulmão pode se igualar ao dos não fumantes.