Autarquia desenvolve projetos, intensifica obras e mantém espaços e serviços para garantir mais saúde e qualidade de vida para Votuporanga, distrito de Simonsen e Vila Carvalho
A Saev Ambiental completou 55 anos nesta terça-feira (5/12) se consolidando como referência em ações de preservação ambiental e no tratamento de água e esgotos. Desde a sua fundação, em 5 de dezembro de 1968, a autarquia abraça sua missão em garantir mais saúde e qualidade de vida para os moradores de Votuporanga, do distrito de Simonsen e da Vila Carvalho.
De acordo com superintendente da Saev Ambiental, Gustavo Vilela, a tecnologia e a inovação também fazem parte do DNA da autarquia votuporanguense. “Tanto que de janeiro até agora, a Saev Ambiental investiu cerca de R$ 6 milhões em obras de modernização, melhorias na infraestrutura e nas interligações dos poços, além de intensificar projetos na área ambiental”, afirmou.
Entre as principais obras e ações realizadas neste ano estão: parte do desassoreamento da Represa Municipal de Captação “Prefeito Luiz De Haro”, considerada uma obra histórica para Votuporanga, obra de interligação do Poço Oeste com a Estação de Tratamento de Água (ETA), obra de modernização na rua Itacolomi (entre a rua Pernambuco e a Rua Rui Barbosa) com a substituição da adutora que interliga a distribuição de água entre as regiões Sul e Leste de Votuporanga, substituição de adutora que liga o Poço Profundo Norte à ETA, obra de modernização dos equipamentos do Poço Profundo Zona Sul, desassoreamento da “Prainha dos Meninos”, troca da rede de esgoto e ramais de interligação no bairro Matarazzo, obra antienchente na avenida da Saudade, limpeza dos leitos dos Córregos Marinheirinho e Paineiras, remoção de vegetação seca das margens da Represa para a prevenção de incêndios e distribuição de mudas de árvores.
Vale ressaltar que o moderno sistema de abastecimento de água é formado pela Represa Municipal, ETA, os Poços Profundos: Zona Sul, Zona Norte, Zona Sudeste e Zona Oeste, além dos Poços Semiartesianos no distrito de Simonsen e na Vila Carvalho. São mais de 43 mil ligações que geram 30 milhões de litros de água por dia.
A Represa Municipal garante o abastecimento dos dois reservatórios da ETA, cada um com capacidade de reserva de um milhão de litros, e de uma torre (reservatório elevado) com capacidade de 740 mil litros, que abastecem principalmente a área central da cidade. Esse sistema de captação produz 166 litros por segundo de água, que é tratada e armazenada na ETA.
“A Saev Ambiental estima que, após a conclusão da obra de desassoreamento, a Represa Municipal volte a operar com uma capacidade de armazenamento de pelo menos 700.000,00 m³ de água. No início da obra o espelho d´água estava em 30 centímetro”, afirmou o superintendente adjunto da Saev Ambiental, Luciano Passoni.
Coletar e tratar o esgoto gerado em todo o município é outra missão importante da Saev Ambiental nestes 55 anos. Votuporanga conta com 100% de esgoto tratado. São dois sistemas, a Estação de Tratamento de Esgotos “Antônio Aparecido Polidoro”, na zona rural de Votuporanga, e a Estação de Tratamento de Esgotos “Antônio Fiorentino”, no distrito de Simonsen. Hoje, a ETE trata 140 litros de esgoto por segundo, devolvendo água limpa e tratada para a natureza. Os processos realizados pelos sistemas são modernos, eficientes, automatizados e monitorados.
A Saev Ambiental também trabalha forte pelo meio ambiente e os impactos positivos das suas ações de desenvolvimento sustentável podem ser vistos por todos os cantos do município. A autarquia realiza a Coleta de lixo indiferenciado e a Coleta Seletiva em todos os bairros do município, em área rural, no distrito de Simonsen e na Vila Carvalho. A ação incentiva os moradores a separarem seus resíduos, de forma que o lixo indiferenciado (misto) seja colocado em um saco fechado e amarrado, enquanto os materiais que podem ser encaminhados à reciclagem devem estar em um saco aberto ou em caixas de papelão.
O pioneirismo em reciclagem também é outro ponto de orgulho da Saev Ambiental, que tem o primeiro Ecotudo do Brasil. Atualmente são três pontos de entrega voluntária de materiais descartáveis e inservíveis de origem domiciliar, aberto diariamente, das 7h às 19h, inclusive aos finais de semana e feriados. São eles: Ecotudo Norte, Sul e o Oeste. É uma solução para reduzir o descarte irregular desses materiais em vias públicas e terrenos baldios, que geram problemas, como enchentes e de saúde pública. Nos Ecotudos podem ser entregues: resíduos de construção civil (até 1m³), metais, madeiras, pneus, móveis velhos, tecidos e calçados, vidros, isopor, resíduos de jardinagem, lixo eletrônico (baterias, sucata de computadores, pilhas, lâmpadas etc), animais mortos de pequeno porte (cães, gatos e outros animais domésticos), óleo de cozinha usado, materiais recicláveis (plástico, papéis e etc), lixo orgânico. Conheça outras ações, projetos e espaços mantidos pela autarquia:
Horto Florestal
O Horto Florestal “Sérgio Ramalho Matta” é um espaço reservado para que a população de Votuporanga usufrua de momentos de lazer e entretenimento junto à natureza. O local abriga ainda o Viveiro de Mudas, que fornece gratuitamente várias espécies de mudas por mês à população, por meio de projetos de arborização urbana e reflorestamento ambiental.
Casa do Bosque e Centro de Apoio a Educação Ambiental
Com o objetivo de oferecer lazer e turismo que promovam a valorização do meio ambiente, além de despertar práticas sustentáveis, a Saev Ambiental conta com a Casa do Bosque, que faz parte do Centro de Apoio e Educação Ambiental do Bosque “Maximino Hernandes”, localizado na avenida Vale do Sol. Um local ideal também para quem é apaixonado por trilhas ecológicas. A visitação é gratuita.
De Olho no Óleo
O programa De Olho no Óleo é desenvolvido pela Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria Municipal de Educação e com apoio da Saev Ambiental, no qual integra um dos quatro eixos do Projeto Maritacas, e conta com a participação dos alunos da rede municipal de ensino, que são estimulados pelos professores a contribuírem com o recolhimento adequado de óleo de cozinha usado.
Óleo do Bem
Já o projeto Óleo do Bem é uma iniciativa do TEM+ e do Instituto Triângulo e conta com a promoção da TV TEM. Em Votuporanga, é realizado em parceria com a Saev Ambiental. A ação tem o objetivo de conscientizar e incentivar a população a descartar corretamente o óleo de cozinha usado, minimizando os impactos ambientais e colaborando com uma educação ambiental ampla e efetiva. O município conta com mais de 40 pontos de descarte de óleo de cozinha, principalmente nas escolas. O óleo de cozinha usado doado é trocado por barra de sabão ecológico.
Disque Árvore
O Disque Árvore é um serviço gratuito de plantio de árvores nas calçadas de Votuporanga, que busca melhorar a arborização e a qualidade de vida da população. A solicitação é feita na autarquia que, na sequência, analisa as informações do local e indica a espécie mais adequada. Por meio de agendamento, a muda é disponibilizada pelo Horto Florestal e a equipe da Saev Ambiental faz a abertura do canteiro na calçada e realiza o plantio de forma correta.
Adoto o Verde
Desenvolvido por meio de uma iniciativa da Saev Ambiental e da Prefeitura de Votuporanga, o programa “Adote o Verde” procura estabelecer parcerias entre o poder público municipal e pessoas físicas ou jurídicas para a adoção e manutenção de espaços como praças, canteiros de avenidas e reservas naturais.